Hyundai Kona chega com preço para preocupar o Toyota Corolla Cross Hybrid

Ampliando sua linha de SUVs e partindo para cima do Toyota Corolla Cross Hybrid, a segunda geração do Hyundai Kona desembarca no Brasil. Um dos únicos países no mundo que vende Creta e Kona ao mesmo tempo, a marca sul-coreana posicionou seu SUV compacto eletrificado para concorrer com o médio da Toyota, mas com preço competitivo.

O Kona será vendido no Brasil em duas versões, a Ultimate de R$ 214.990 e a Signature de R$ 234.990. Para efeito de comparação, o Toyota Corolla Cross Hybrid conta somente com a versão XRX com motor híbrido e parte de R$ 219.890 ( R$ 221.910 com pintura metálica ou R$ 222.220 no branco lunar).

Motor híbrido da Hyundai

Debaixo do capô, o Hyundai Kona Hybrid conta com motor 1.6 quatro cilindros aspirado com injeção direta. Ele é da mesma família Gamma que era usado no HB20 e no Creta, mas está uma geração à frente por conta do uso de injeção direta e diversos novos recursos para economia de combustível.

Hyundai Kona Hybrid cinza de traseira
Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

A Hyundai não divulgou a potência individual do motor a combustão, nem do motor elétrico. Contudo, a marca declara 171 cv e 27 kgfm de torque como cavalaria total do SUV eletrificado. Com isso, ele marca oficialmente 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, segundo classificação do INMETRO.

O sistema híbrido do Kona é o tradicional, do tipo HEV, que não necessita de carga externa para alimentar as baterias de 1,32 kWh. O modelo novo da Hyundai é um híbrido de fato, ao contrário do que sua prima Kia (além de Fiat e CAOA Chery) que vendem modelos MHEV / semi-híbridos e os chamam de híbridos.

Hyundai Kona Hybrid de lado em uma vila
Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

A transmissão é automatizada de dupla embreagem com seis marchas, a qual conta com embreagens a seco. Segundo a Hyundai, esse tipo de transmissão aguenta tranquilamente 300 mil km rodados, desde que a manutenção seja feita de acordo com as especificações da marca.

Visual chamativo

Enquanto o antigo Hyundai Kona tinha um visual polarizante, a nova geração traz mais harmonia, mas sem abrir mão da ousadia. A frente traz uma barra luminosa de LED bem chamativa, a qual se acende completamente somente na versão topo de linha Signature. Os faróis ficam no para-choque, visualmente integrados aos para-lamas pretos.

Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

A grade frontal é formada por um trapézio com as partes externas em cinza. Nas duas versões, o SUV híbrido da Hyundai conta com rodas de liga-leve de 18 polegadas e friso cinza acetinado na base das janelas, o qual forma um X na coluna traseira e dá sustentação para o aerofólio. A terceira luz de freio chama atenção por ser pequena e centralizada.

As lanternas são igualmente divididas. A luz de posição é um enorme filete horizontal que atravessa toda tampa do porta-malas. Já as luzes de freio, seta e ré ficam no para-choque emendadas ao para-lama traseiro, repetindo o esquema visual da dianteira. O nome Kona vem estampado em letras cinza acetinadas logo abaixo do logotipo, no centro da tampa do porta-malas.

Hyundai Kona Hybrid cinza de traseira
Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

A cabine é moderna, contudo, mantém botões físicos em vários lugares – o que é excelente. Integrada visualmente ao painel de instrumentos totalmente digital, a central multimídia conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de vários botões de acesso rápido na parte inferior.

O ar-condicionado digital de duas zonas tem uma sessão separada para ele na parte intermediária do painel. Há uma tela monocromática para mostrar os números de temperatura e direção do vento. Simples, mas necessário em tempos em que várias marcas colocam tudo na central multimídia.

ar-condicionado do hyundai kona
Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

A cabine é sempre revestida em couro, porém ele é sintético na versão Ultimate, enquanto a Signature recebe couro natural. A cor interna pode ser em cinza ou preto na versão topo de linha, enquanto o modelo de entrada sempre recebe a tonalidade cinza. 

50 tons de cinza

Ao contrário do que é oferecido fora do Brasil, a gama de cores do Hyundai Kona é completamente sem graça. O modelo conta somente com tons de cinza, sendo a paleta composta por Branco Atlas, Preto Abyss Perolizado, Cinza Cyber Metálico, Cinza Pérola e a cor mais ousada, que é o tom fosco Cinza Ecotronic Matte.

Segundo a Hyundai, por ser um modelo importado, se houver demanda por mais cores, a marca pode rapidamente ajustar o próximo lote e trazer o Kona em tons mais interessantes. Fica o nosso apelo pelas cores Vermelho Ultimate, Laranja Soultronic e Verde Neoteric.

Itens de série

O Hyundai Kona Ultimate vem equipado com chave presencial, rodas de liga-leve de 18 polegadas, banco do motorista com regulagem elétrica, carregador de celular por indução, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, faróis full-LED, seis airbags, alerta de pressão dos pneus, controle de tração e estabilidade.

faróis hyundai kona
Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

Além disso, ele traz frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, farol alto adaptativo, alerta de saída segura, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de centralização em faixa e ar-condicionado digital de duas zonas.

Subindo para a versão Signature, o Hyundai Kona recebe teto solar elétrico, faróis de LED com projetor, barra da luz diurna com acendimento total, luz ambiente, revestimento interno em couro natural, porta-malas com abertura elétrica, câmera de ponto cego e sistema de câmeras 360°.

lanterna traseira hyundai kona
Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

Medidas

Na fita métrica, o Hyundai Kona mede 4,35 m no comprimento, 1,82 m na largura, 1,58 m na altura e tem entre-eixos de 2,66 m. Com isso, ele deixa evidente ser um SUV compacto, não um médio, visto que é mais curto e baixo que o Toyota Corolla Cross e tem porte mais próximo ao Creta.

Vale lembrar que a Hyundai vende o Creta em países em que o Kona seria caro demais para ser o SUV compacto da marca. Por conta também do visual menos quadrado do que o do irmão, ele perde em porta-malas: 407 litros no Kona contra 422 litros no Creta.

Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

Revisões programadas

Além disso, a Hyundai oferece revisões programadas e tabeladas para o Kona Hybrid. Elas são feitas uma vez ao ano ou a cada 10 mil km e totalizam R$ 9.328,64 ao longo de seis anos. Um valor substancialmente mais alto do que o do Toyota Corolla Cross, o qual cobra R$ 5.757,30 pela mesma quantidade de revisões e tempo.

Segundo a tabela da marca sul-coreana, o SUV híbrido as revisões custam R$ 951,40 na primeira de 10 mil km, R$ 1.393,46 na segunda de 20 mil km, R$ 1.473,83 na terceira de 30 mil km, R$ 2.562,28 na quarta de 40 mil km, R$ 1.393,46 na quinta de 50 mil km e R$ 1.554,21 na sexta de 60 mil km.

teto solar hyundai kona
Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

Hyundai Kona: preços e versões

Ultimate: R$ 214.990
Signature: R$ 234.990

Você teria um Hyundai Kona? Ou prefere o Toyota Corolla Cross? Conte nos comentários.


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