Jantar exclusivo com Trump atrai centenas com promessas de lucros em criptomoedas

Na noite de quinta-feira (22), o ex-presidente Donald Trump recebeu centenas de convidados em seu clube de golfe na Virgínia para um jantar de gala promovido pelos principais compradores de sua criptomoeda pessoal, o $TRUMP.

O evento, anunciado como o “jantar mais exclusivo do mundo”, serviu para reafirmar o apoio de Trump ao setor cripto — e também como mais um capítulo na intersecção entre seus interesses privados e o exercício da presidência.

Leia também

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

Segundo reportagem do jornal britânico Financial Times, a Apple pretende seguir adiante com planos de ampliar a produção de iPhones na Índia

EUA: Detector de mentiras vira ferramenta de intimidação na Segurança Interna

Funcionários do DHS são submetidos a testes de polígrafo por suspeita de falar com a imprensa sobre assuntos muitas vezes não confidenciais

Jantar com criptos, helicóptero e protestos

Trump chegou de helicóptero militar vindo da Casa Branca ao Trump National Golf Club, nos arredores de Washington. Do lado de fora, dezenas de manifestantes protestavam contra o evento, segurando cartazes com frases como “Parem a corrupção cripto” e “Divulguem a lista de convidados”.

Senadores democratas, como Jeff Merkley, classificaram o encontro como “o Everest da corrupção”. Já a Casa Branca, por meio de sua porta-voz Karoline Leavitt, rejeitou críticas: “É absurdo insinuar que o presidente está lucrando com o cargo. Ele era incrivelmente bem-sucedido antes de abrir mão de tudo para servir o país.”

“Muito bom senso no cripto”

Durante o jantar, Trump discursou de um púlpito com o selo presidencial e bandeiras dos EUA ao fundo. Foi aplaudido ao afirmar que “o governo anterior tentou destruir o setor” e prometeu que sua administração seguirá “ajudando todos aqui”. Disse ainda que “há muito bom senso no cripto”.

O jantar foi organizado para impulsionar a venda da moeda $TRUMP, uma memecoin lançada dias antes de sua posse. Diferentemente de outras criptomoedas com aplicações técnicas, as memecoins são ativos especulativos baseados em memes ou branding pessoal. Mesmo assim, o token arrecadou ao menos US$ 320 milhões em taxas até agora, segundo a empresa de análise Chainalysis — valores que são compartilhados entre a família Trump e seus parceiros comerciais.

Investidores estrangeiros, selfie com Trump e promessas de influência

Entre os convidados estavam figuras influentes do setor cripto global. O bilionário chinês Justin Sun, dono da plataforma Tron, gastou mais de US$ 40 milhões em $TRUMP para garantir a primeira posição no ranking de compradores e um assento privilegiado no jantar.

O sul-coreano Sangrok Oh, executivo da área, distribuiu bonés com os dizeres “Make Crypto Great Again”. Já Vincent Liu, CIO da Kronos Research de Taiwan, afirmou estar ali para tentar “influenciar a política regulatória nos EUA”, após anos evitando o mercado norte-americano por causa das restrições do governo Biden.

A premiação do jantar também previa que os 25 maiores compradores da moeda teriam acesso a um encontro mais íntimo com Trump e um tour especial — inicialmente anunciado como visita à Casa Branca, mas depois alterado para “tour VIP” sem local especificado.

Entre os convidados, celebridades e jovens milionários

O evento contou ainda com nomes como Lamar Odom, ex-astro da NBA e agora promotor de sua própria memecoin $ODOM, e Nicholas Pinto, jovem empreendedor de 25 anos que ficou milionário vendendo rodas de patinete aos 13 e hoje investe em ativos digitais.

“Quero saber os planos de Trump para o cripto. Quero acesso direto”, disse Pinto, que dirigiu de Nova Jersey até a Virgínia para participar.

Trump Jr.: “Agora jogamos o jogo”

O evento ocorre num momento em que a família Trump abandonou as restrições autoimpostas do primeiro mandato. Durante fórum em Doha, Donald Trump Jr. afirmou que agora eles estão dispostos a buscar novos negócios: “Na primeira vez, mesmo com tudo legal, fomos atacados. Desta vez, vamos seguir as regras, mas sem travar nossos negócios. Vamos jogar o jogo.”

The post Jantar exclusivo com Trump atrai centenas com promessas de lucros em criptomoedas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.