Lula perde posição em ranking de popularidade na América do Sul; veja os preferidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu uma posição no ranking de popularidade dos chefes de Estado da América do Sul entre abril e maio, segundo nova rodada do monitoramento realizado pela CB Consultoria Opinión Pública, da Argentina.

Lula agora aparece com 47,4% de imagem positiva e 48,8% de imagem negativa, ante 49,7% e 47,7%, respectivamente, na pesquisa anterior. A piora coincide com a ampla repercussão do escândalo de fraudes no INSS, embora as irregularidades tenham se iniciado em gestões anteriores.

Leia também

Governo anuncia contenção de R$ 31,3 bi no Orçamento e mira emendas parlamentares

Corte será dividido entre bloqueio e contingenciamento; pastas terão até 5 dias para detalhar impacto

Lula será o primeiro homenageado desde Pedro II na Academia Francesa em Paris

Desde a fundação da academia pelo Cardeal Richelieu em 1635, apenas 19 chefes de Estado foram homenageados em sessão oficial

Com a nova oscilação, o petista passou a ocupar a sexta colocação no ranking regional, ficando atrás de presidentes de países vizinhos em meio a um cenário político interno mais pressionado.

A liderança agora é do presidente do Equador, Daniel Noboa, que aparece com 52,1% de imagem positiva. Em segundo lugar está o argentino Javier Milei, com 49%, seguido pelo uruguaio Yamandú Orsi (48,8%) e por Santiago Peña, do Paraguai (46,2%).

Em abril, Orsi ocupava o topo da lista com 51,3%, Noboa vinha logo atrás com 51%, e Milei aparecia apenas na quinta colocação (46,3%). O avanço de Milei e a estabilidade de Noboa foram os principais fatores para a reorganização do ranking.

Na parte inferior da lista, aparecem:

  • Gabriel Boric (Chile): 41,7% de imagem positiva.
  • Gustavo Petro (Colômbia): 37,2% de imagem positiva.
  • Nicolás Maduro (Venezuela): 29,1% de imagem positiva.
  • Luis Arce (Bolívia): 25,5% de imagem positiva.
  • Dina Boluarte (Peru): 19,8% de imagem positiva.

A pesquisa ouviu 12.512 pessoas com 18 anos ou mais entre os dias 19 e 22 de maio, em dez países sul-americanos. As entrevistas foram feitas pela internet, com margens de erro de até 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

The post Lula perde posição em ranking de popularidade na América do Sul; veja os preferidos appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.