No Brasil, presidente de Angola receberá foto de Sebastião Salgado

Em visita de Estado ao Brasil, o presidente de Angola, João Lourenço, receberá uma fotografia de Sebastião Salgado como presente do governo brasileiro. A visita coincidiu com a morte do fotógrafo brasileiro, considerado um dos melhores do mundo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o presente em declaração à imprensa, nesta sexta-feira (23/5). “O meu chefe de cerimonial e o Itamaraty tinham preparado, e nós vamos entregar um presente do Brasil ao João Lourenço, exatamente uma fotografia do Sebastião Salgado. Portanto, você vai receber uma fotografia de um fotógrafo muito, mas muito especial que o planeta Terra produziu”, disse o chefe do Planalto.

A visita do presidente angolano ocorre durante a Semana da África no Brasil e, também, no evento 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.

Leia também
  • Paulo Cappelli

    Lula minimiza pesquisas em reunião: “Só perco 2026 para mim mesmo”
  • Brasil

    Lula recebe presidente da Angola, importador de aço e carne brasileira
  • São Paulo

    Lula cobra Fufuca por “Universidade do Esporte” até o fim do mandato
  • Brasil

    Governo Lula é desaprovado por 54% dos brasileiros, aponta pesquisa

Ao longo da cerimônia, Lula prestou homenagem ao fotógrafo, que morreu aos 81 anos. Ele pediu um minuto de silêncio e disse que Salgado foi “um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu”.

“Eu até queria, em uma homenagem, pedir um minuto de silêncio pela morte do companheiro Sebastião Salgado. Certamente, se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu e que morreu hoje”, celebrou.

5 imagensFechar modal.1 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto2 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto3 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto4 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto5 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

Durante a manhã, os líderes participaram de reuniões e assinaram atos de cooperação nas áreas de direitos humanos, energia, segurança, entre outros. Além do tradicional almoço oferecido pelo presidente da República e a primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, o chefe de Estado de Angola deverá se encontrar com representantes rurais na tarde desta sexta acompanhado do titular do Palácio do Planalto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.