PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa antecede chegada de outro fenômeno intenso; saiba qual

Um episódio de instabilidade vai se espalhar pela Região Sul do Brasil e trazer chuva volumosa ao Rio Grande do Sul entre o sábado (24) e a próxima quarta-feira (28), antes do feriado de Ascensão do Senhor, celebrado em algumas cidades da região.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Chuva deve permanecer no RS por cerca de 5 dias | abc+



Chuva deve permanecer no RS por cerca de 5 dias

Foto: PAULO PIRES

O anúncio da MetSul Meteorologia engloba alerta para chuva generalizada, localmente forte, e com risco de temporais de raios, granizo e vento forte. Apesar de não ter relação com o que deve ocorrer nos próximos dias, a instabilidade será registrada uma semana após partes da Argentina registrarem impressionantes acumulados de 500 mm em apenas três dias.

A previsão dos meteorologistas é que a chuva permaneça no Rio Grande do Sul por cinco dias, embora não chova o tempo todo e ocorram períodos de melhoria. Dois alertas de perigo potencial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estarão vigentes durante o sábado.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

O que esperar depois?

Na segunda metade da próxima semana, o ingresso de uma massa de frio com trajetória continental e origem polar fará com que o tempo firme na maior parte do Sul do Brasil. A chegada do fenômeno dará o protagonismo para temperaturas muito baixa.

“[Esta é a] massa de ar frio mais intensa do ano até agora”, diz a meteorologista Estael Sias. É possível que as mínimas e máximas fiquem ainda menores do que as registradas na última semana. 

Esta sexta (23) ficou marcada como o terceiro dia seguido de temperatura abaixo de zero, com -1,9°C em Pedras Altas, no sul gaúcho, e -0,6°C em Pinheiro Machado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.