Sebastião Coelho filia-se ao Novo para se candidatar ao Senado em 2026

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e advogado Sebastião Coelho vai se filiar ao partido Novo. Ele pretende disputar uma vaga no Senado, conforme adiantado pela coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Sebastião Coelho ganhou destaque na direita nos últimos anos por questionar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e até sugerir a prisão dele. Em março de 2025, o advogado foi detido após gritar e interromper a sessão do STF que julgava denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados.

O ato de oficialização da filiação de Sebastião Coelho no Novo está marcado para o dia 10 de junho.

2 imagensAdvogado Sebastião CoelhoFechar modal.1 de 2

Sebastião Coelho e Jair Bolsonaro

Reprodução/Instagram2 de 2

Advogado Sebastião Coelho

Reprodução

O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, disse que Sebastião Coelho “age com coerência e convicção”. “Sua coragem para enfrentar os abusos do Supremo é inquestionável, e mostra que teremos um projeto claro de representação qualificada, firme e pronta para encarar a tirania que se instalou em Brasília”, afirmou.

Segundo o presidente do Novo-DF, Thiago Cianni, o partido “está construindo uma nominata forte, com nomes que unem preparo e coragem”. “O Dr. Sebastião é um reforço de peso que nos aproxima ainda mais do nosso objetivo, que é oferecer ao DF uma opção de voto consciente, com comprometimento ético e com a transformação da política”, disse.

Após se aposentar da magistratura, em 2022, passou a atuar como advogado e defendeu acusados de participar dos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro e da suposta trama golpista.

Nessa quinta-feira (22/5), Sebastião Coelho recebeu de Bolsonaro a medalha dos “3 Is” (imorrível, imbrochável e incomível). Esse é um item entregue pelo ex-presidente a apoiadores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.