Violência de cartéis força relocação de 700 animais de santuário ecológico no México

A violência no estado de Sinaloa, no México, levou ao fechamento de um santuário ecológico e à transferência de pelo menos 700 animais, incluindo elefantes, tigres, leões, avestruzes, macacos, crocodilos e hipopótamos.

Os animais foram deslocados do Santuário Ostok, localizado em Culiacán, para um novo local em Mazatlán, distante 212 km, em decorrência da insegurança na região, conforme informou o diretor do santuário, Ernesto Zazueta à CNN.

Nos últimos meses, a violência entre facções rivais do cartel de Sinaloa aumentou, especialmente na cidade de Culiacán. Zazueta destacou que esta é a maior relocação de vida selvagem já realizada no México devido a situações de violência.

O fechamento do santuário foi motivado por ameaças aos funcionários, roubos e tentativas de extorsão por grupos criminosos.

A equipe do santuário, junto com voluntários e organizações de apoio, iniciou a relocação dos animais na terça-feira, levando-os para um local chamado “Bioparque El Encanto”.

Zazueta explicou que a decisão de fechar o santuário foi precipitada por um incidente envolvendo uma elefanta chamada Viki, que teve problemas em uma das patas. A equipe percebeu que nenhum veterinário estava disposto a viajar para Culiacán devido às preocupações com a segurança.

“Culiacán é a área mais difícil. Nunca tivemos problemas em outras ocasiões, mas atualmente se tornou muito complicado até para chegarmos ao santuário. Eles praticamente nos expulsaram de lá, pois havia pessoas que queriam nos extorquir”, afirmou Zazueta.

The post Violência de cartéis força relocação de 700 animais de santuário ecológico no México appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.