Café ajuda a emagrecer? Confira o que diz um nutrólogo

A presença do café na rotina do brasileiro vai muito além do prazer e da energia. Uma dúvida comum entre os consumidores é se a bebida pode ajudar na perda de peso. Embora não exista fórmula mágica, a ciência aponta que a cafeína, principal ativo do café, pode sim ter efeitos ligados ao emagrecimento — mas com algumas ressalvas.

Leia também
  • Saúde

    Aprenda 6 exercícios para emagrecer o abdômen e definir os gominhos
  • Vida & Estilo

    5 piores alimentos para fugir no café da manhã se quiser emagrecer
  • Claudia Meireles

    Chá anti-inflamatório alivia gases e pode ajudar a emagrecer

De acordo com o médico nutrólogo Valdecy Neto, a cafeína é um estimulante que atua no sistema nervoso central promovendo aumento do estado de alerta e uma leve aceleração do metabolismo. “Isso pode resultar em um aumento do gasto calórico em repouso”, explica.

Além disso, o café puro, sem açúcar, pode ajudar a reduzir o apetite por um curto período quando consumido entre as refeições.

O especialista, porém, alerta: o excesso pode trazer efeitos indesejados, como ansiedade, insônia e desconfortos digestivos. “O café pode ser um aliado, mas jamais a solução isolada. O emagrecimento saudável depende de alimentação equilibrada, exercícios, sono e hidratação. Café ajuda, mas não faz milagre”, explica.

Empresa que fornece café à Câmara interrompeu fornecimento diante da alta dos preçosO excesso de café pode causar irritabilidade, insônia, aumento da ansiedade e até prejudicar a digestão

Ou seja, o café pode contribuir de forma secundária no processo de emagrecimento, principalmente se for consumido com moderação e sem adição de açúcar ou ingredientes calóricos. No entanto, o fator decisivo continua sendo a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.