Como o Fiat Pulse se armou para a chegada do Volkswagen Tera?

Inaugurado pelo Fiat Pulse, o segmento de SUVs subcompactos vai ferver em 2025 com o lançamento do Volkswagen Tera. O estreante, que promete ser uma das estreias mais importantes do ano junto do novo Nissan Kicks, fez a Stellantis se mexer e preparar o Pulse para a chegada do Tera. Mas o que foi feito?

Mudança visual

Lançado em 2022, o Fiat Pulse estava no timing certo para uma reestilização, que sempre ocorre entre três e quatro anos do lançamento do carro. As mudanças foram tímidas, sendo restritas a unificação de para-choque com o Fastback e grades novas, além do teto solar e nova faixa de couro na cabine.

Contudo, o fato de ter um novo Fiat Pulse 2026 nas concessionárias fará com que proprietários dos modelos atuais procurem pelo novo. Além disso, é uma maneira de colocar o SUV subcompacto novamente na mídia com testes, vídeos e avaliações, visto que há novidades. Tudo para barrar a atenção do Tera.

Preço ficou para depois

Um dos pontos mais interessantes da estratégia da Stellantis contra o Volkswagen Tera é esperar o lançamento do rival. Ainda que a reestilização do Fiat Pulse tenha sido revelada antes do modelo alemão, na tentativa de abafar as atenções do lançamento, o preço será divulgado somente em um segundo momento.

Isso porque o Pulse não pode custar muito mais caro do que o Tera. Portanto, os preços do Fiat serão todos balizados frente ao que a Volkswagen oferecerá. A vantagem da Stellantis, nessa situação, é que a VW costuma ser bem careira nos seus carros. Hoje o Pulse custa entre R$ 116.990 e R$ 152.990, mas o preço de entrada vai baixar.

Mais versões

Durante um ano, o Fiat Pulse Drive ficou sem opção de câmbio manual. O motivo era a participação baixa nas vendas e o maior foco dos consumidores nas variantes com câmbio automático. Agora, o câmbio manual volta ao SUV subcompacto da Stellantis para baixar o preço de entrada e ter uma versão para rivalizar diretamente com o Tera MPI.

Aliás, a gama de versões do SUV da Fiat foi redesenhada para ficar mais próxima ao que o Volkswagen oferecerá. O Pulse Drive Manual briga com o Tera MPI, tendo como vantagem oferecer motor 1.3 aspirado contra o 1.0 aspirado do rival alemão. Além disso, o Drive 1.3 CVT oferecerá vantagem de preço.

Fiat Pulse Sem Nome T200 prata de frente
Fiat Pulse Sem Nome [divulgação]

Depois temos o Pulse Sem Nome para concorrer com o Tera Sem Nome com motor TSI e câmbio manual. O Fiat leva vantagem por ter câmbio automático. As versões Comfort e High do alemão serão rivais das variantes Audace e Impetus do italiano. Sem versão GTS para brigar, o Pulse Abarth fica sozinho.

Itens que o Tera não terá

Um dos grandes destaques do Fiat Pulse frente ao Volkswagen Tera é a presença de teto solar. O modelo da Stellantis, inclusive, é o único SUV subcompacto com teto solar à venda no Brasil. Vale lembrar que o Kia Stonic teve esse item por um tempo em uma versão topo de linha já descontinuada.

Fiat Pulse Impetus com teto solar [divulgação]
Fiat Pulse Impetus com teto solar [divulgação]

Esse item também estará presente no Fastback, o tornando o único SUV cupê subcompacto com teto solar. Fora do Brasil, o Volkswagen Nivus conta com esse tão desejado teto de vidro e que, inexplicavelmente, não é oferecido no nosso país. O Tera, como fica abaixo do Nivus, não terá nem a chance de sonhar em ter teto solar.

Você acredita que o Fiat Pulse vai vender mais que o Volkswagen Tera? Conte nos comentários.


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