FIQUE ATENTO: Exame preventivo de câncer de boca é alerta para jovens

O cuidado com a saúde bucal deve começar mais cedo e é importante fazer autoexame. Esses são os alertas do estomatologista, dentista especializado em doenças que afetam a boca, língua e lábios, Ricardo Paiva. Ele está na 25º Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, que ocorre até o meio-dia deste sábado (24) no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na Rua Joaquim Nabuco, 640, Centro de Novo Hamburgo. A previsão, conforme a voluntária do Departamento Educacional da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Fabiana Jachetti, é que até 200 exames gratuitos sejam realizados até o final da manhã.

A terapeuta Corine Scherer, 36 anos, fez exame de prevenção ao câncer de boca com atendimento do estudante de Odontologia, Pedro Vieira, e cirurgiã dentista Joana Letícia Schorr | abc+



A terapeuta Corine Scherer, 36 anos, fez exame de prevenção ao câncer de boca com atendimento do estudante de Odontologia, Pedro Vieira, e cirurgiã dentista Joana Letícia Schorr

Foto: Susi Mello/GES-Especial

No local onde ocorre a campanha, que reforça a importância do diagnóstico precoce, é uma parceria entre a Prefeitura, a Faculdade de Odontologia da UFRGS e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. “É importante a prevenção do câncer bucal, porque esse câncer não dói”, frisa Fabiana, explicando que uma ferida há 15 dias ou uma mancha pode ser um câncer se instalando.

YouTube Video

Paiva, dentista que atende na UBS Rincão explica que mudou o perfil de pessoas com câncer de boca, um tumor maligno que, em estágio inicial, pode se manifestar com placas brancas ou aumento de volume no interior da boca ou quando feridas não cicatrizam em 15 dias. “Geralmente eram idosos e fumantes e hoje temos detectado lesões de boca em pacientes mais jovens. Damos alerta para pacientes com menos de 40 anos que procurem cirurgião dentista para controle períodico”, recomenda, explicando que o dentista pode fazer diagnóstico de lesão de boca e casos mais pontuais podem ser direcionados para um estomalogista.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Moradora de São Leopoldo, a terapeuta Corine Scherer, 36 anos, trouxe a mãe para Novo Hamburgo e viu a movimentação no SAE e resolveu fazer o exame. “Achei interessante para prevenção e nem tinha pensado sobre isso”, comentou. O estudante de Odontologia, Pedro Vieira, e cirurgiã dentista Joana Letícia Schorr, realizam o exame com espátula e gase. “Analisamos toda a boca por dentro, a língua e se tiver alteração vamos comentando à paciente”, detalhou Joana. O atendimento ocorre em torno de 10 minutos e Corine pode ficar tranquila porque seu exame não apresentou alteração na boca.

Como fazer auto exame

Hábitos saudáveis, como consumo de frutas e verduras e evitar o tabaco e álcool, são importantes. Além disso, o autoexame não deve ser deixado de lado. “A pessoa deve ficar na frente do espelho, pegar uma gase puxar a língua, olhar a borda da língua, um lado e outro lado, inspecionar embaixo da língua”, explica. Além disso, com as mãos lavadas, a pessoa utiliza os dedos para apalpar a bochecha para ver se tem algum nódulo. “Qualquer alteração, deve procurar o cirurgião dentista para fazer o diagnóstico”, recomenda Paiva.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.