Gramado e Canela registram 4 mortes por síndrome respiratória aguda grave

O Rio Grande do Sul está em alerta, por causa do aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Um decreto de emergência foi emitido pelo governo do Estado, por causa da necessidade de enfrentamento desses casos, causados principalmente pela influenza, Covid-19 e vírus sincicial respiratório (VSR).

SRAG: O que causa a síndrome que deixou mais de 900 pessoas internadas na UTI no RS em 2025?

Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado



Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Conforme a dados do painel de hospitalizações do Estado, atualizado na sexta-feira (23), Gramado teve três mortes por SRAG, sendo um dos óbitos de uma pessoa entre 40 e 59 anos e os outros dois por idosos com 80 anos ou mais. Até o momento, Gramado registra 39 hospitalizações, sendo que oito precisaram de internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

MOMENTOS DE FÉ: Canela está preparada para viver três dias de oração e devoção a Nossa Senhora de Caravaggio

Já em Canela, foram nove hospitalizações, quatro delas em UTI. Uma pessoa com 80 anos ou mais morreu.

Cenário de preocupação em Gramado

A Prefeitura de Gramado destaca o crescimento no número de pessoas com síndromes virais. “As equipes de saúde observam, com preocupação, o agravamento dos sintomas em muitos pacientes. Esse cenário tem gerado maior tempo de espera nos atendimentos e sobrecarga nos serviços de saúde”, reforça a nota enviada à imprensa.

GRUPOS PRIORITÁRIOS: Campanha de vacinação contra a gripe em Gramado e Canela

Como medidas preventivas, a Secretaria da Saúde pede que a população lave frequente as mãos com água e sabão, use de álcool em gel e que permaneça em casa ao apresentar sintomas gripais.

“Destaca-se também que a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir casos graves. A imunização é especialmente recomendada para idosos, gestantes e crianças menores de 6 anos, que devem buscar as unidades de saúde o quanto antes para se vacinar”, destaca o Executivo gramadense.

Por causa do aumento da demanda, o Hospital Arcanjo São Miguel está priorizando os casos de urgência e emergência, conforme protocolo de classificação de risco.

CANELA: Parque do Caracol reabre ao público com estrutura revitalizada e novas experiências; veja imagens

O pedido das autoridades municipais é que casos de menor complexidade, tanto em adultos quanto em crianças, devem, sempre que possível, ser atendidos nas unidades básicas de saúde ou no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), que funciona diariamente, das 8 às 20 horas, no Centro Municipal de Saúde (o Postão).

Confira os locais para que o público em geral possa se vacinar contra a gripe em Gramado.

– UBS Floresta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, sem fechar ao meio-dia;
– ESF Várzea Grande: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h;
– UBS Centro: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45, sem fechar ao meio-dia;
– UBS Caic: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30;
– ESF Pórtico: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h30;
– UBS Carniel: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h;
– UBS Jardim: de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

DIRETAMENTE DA LINHA FURNA: Geleia de bergamota produzida em Gramado é eleita a melhor do Brasil

Somente para grupos prioritários em Canela

Em Canela, a vacinação contra a influenza voltou a ser direcionada somente ao grupo prioritário elencado pelo Ministério da Saúde. A aplicação das doses contra a gripe para a população geral está suspensa, em função da quantidade liberada para a comunidade já ter sido aplicada.

Portanto, as doses restantes deverão ser destinadas ao público que tem prioridade na vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos.

REGULARIZAÇÃO: Com cerca de R$ 130 milhões em dívida ativa, Prefeitura de Gramado concede descontos para quem quer quitar débitos

“Caso o município receba nova remessa, poderemos abrir novamente à comunidade geral, mas, por enquanto, é necessário seguir as diretrizes do Ministério da Saúde e garantir imunizantes suficientes para os prioritários”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da prefeitura, Magali Cavinato.

Para realizar a imunização é necessário apresentar carteira de vacinação para crianças e o cartão SUS ou CPF. Para os demais grupos, somente o cartão SUS ou CPF. O horário de atendimento nos postos para a vacinação é das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.