Nata com mel e outros sabores surpreendem o público na 18ª Feira do Mel, da Rosca e da Nata

A combinação entre tradição e inovação mais uma vez se confirma como o grande atrativo da Feira do Mel, da Rosca e da Nata, que chega à sua 18ª edição em Ivoti. Realizada no principal ponto turístico do município, no Núcleo de Casas Enxaimel, no bairro Feitoria Nova, a feira foi oficialmente aberta neste sábado (24), mas já movimenta grande público desde a sexta-feira, encantando visitantes com a variedade de produtos oferecidos.

Empresário Luiz Carlos Raimundo é o idealizador da nata com mel | abc+



Empresário Luiz Carlos Raimundo é o idealizador da nata com mel

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

  • CONFIRA AQUI: Festa campeira marca entrega de Centro de Eventos Tradicionalistas em Dois Irmãos

Entre os produtos que se destacam nesta edição está a nata com mel, que não chega a ser uma novidade. Desenvolvida por uma indústria de Ivoti há cinco anos, a partir de uma provocação realizada na própria feira, a nata com mel hoje já é comercializada para fora do Estado. A combinação entre dois símbolos da festa — mel e nata — se consolidou como um dos produtos mais procurados pelo público.

Luiz Carlos Raimundo, da Iagla Alimentos, é o idealizador desta delícia, que cai muito bem sobre as roscas vendidas na feira ou sobre outros produtos coloniais, como pães e bolachas. “A nata com mel foi idealizada nesta feira. A gente via o pessoal comprando nata e mel separadamente e pensou: por que não juntar? Fizemos testes, mesmo com gente duvidando, e chegamos a um produto espetacular. Hoje a aceitação é 100%. Quem degusta, se apaixona e vira cliente”, afirma.

Além do sabor marcante, o mel também contribui para dobrar o prazo de validade do produto — de 45 para 90 dias — graças às suas propriedades conservantes naturais.

Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti iniciou nesta sexta e já atrai bom público | abc+



Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti iniciou nesta sexta e já atrai bom público

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

PREVISÃO DO TEMPO: Tempestades já atingem parte do RS e acumulados de chuva podem chegar a 200 mm

Mas a nata com mel é apenas uma das muitas opções que surpreendem o público. A diversidade de sabores de roscas também chama a atenção, com versões doces, recheadas e até inusitadas, como a rosca sabor pão de alho, que vem ganhando espaço entre os visitantes mais curiosos e dispostos a experimentar algo novo. O xis de rosca é outra novidade desta edição.

Cooperativa quer vender 8 toneladas de mel

O mel, origem e essência da feira, mostra sua força a cada edição. Em diferentes tipos e apresentações, o produto reflete o trabalho contínuo dos apicultores de Ivoti, que investem em pesquisa, qualificação e inovação. Essa diversidade tem sido uma das marcas da feira, contribuindo para torná-la um evento cada vez mais completo e atrativo.

Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti iniciou nesta sexta e já atrai bom público | abc+



Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti iniciou nesta sexta e já atrai bom público

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

  • “Vai ficar um vazio enorme”: Última das quatro árvores é cortada em frente ao Colégio 25 de Julho

A Cooperativa de Apicultores de Ivoti (Cooapi) também celebra os resultados. Segundo o presidente Leonir Artur Krug, a expectativa é de comercializar 8 toneladas de mel durante a feira, quantidade que pode ser ampliada conforme a demanda. No ano passado, foram cerca de 6 toneladas de mel vendidas. Este ano, inclusive, a Cooapi conta com um estande próprio, reunindo produtos de diversos apicultores e fortalecendo o reconhecimento da marca coletiva. “A feira acontece justamente no período da colheita, o que garante ao público um produto fresco, certificado e de alta qualidade”, afirma o presidente.

Quem visita a feira reconhece essa qualidade. É o caso da família de Rodrigo Vinícius e Rafaela Koefender, que percorreu mais de 130 quilômetros, em uma viagem de duas horas, para conhecer a feira. “Há três anos planejávamos vir e agora conseguimos. Estou encantada, não só pelos produtos, mas pelo local. É tudo muito especial”, disse Rafaela. Ela, o marido e os filhos saíram cedo de Venâncio Aires com destino a Ivoti.

Movimento surpreende organizadores

A feira segue até o próximo final de semana, reunindo 91 expositores, sendo mais de 90% deles de Ivoti, com produtos coloniais, gastronômicos e artesanais. Para o prefeito Valdir José Ludwig, a feira valoriza a identidade do município. “Além de movimentar a economia local, a feira é um reflexo da nossa vocação turística e gastronômica. O sucesso de público nestes primeiros dias de evento comprova isso”, sublinha.

Valdir Petry mexe com abelhas desde os 8 anos de idade | abc+



Valdir Petry mexe com abelhas desde os 8 anos de idade

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O apicultor Valdir Petry também comemora o sucesso de público. Segundo ele, o movimento dos dois primeiros dias superou as expectativas dos apicultores e demais feirantes, indicando que esta pode ser uma das edições mais movimentadas da feira. “A presença massiva de visitantes já nos dá um indicativo muito positivo para os próximos dias. As vendas estão excelentes e isso mostra o quanto o evento se consolida a cada ano”, relata.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Apaixonado pela apicultura desde os 8 anos de idade, Petry revela que, embora seja um hobby, a atividade exige dedicação, estudo constante e muito trabalho. “É um hobby que requer pesquisa, atenção aos detalhes e um cuidado diário com as abelhas. Ver esse esforço sendo reconhecido aqui na feira, com tantos visitantes valorizando o mel e os produtos que oferecemos, é extremamente gratificante”, completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.