Nutri revela o melhor chá laxante para acabar com o intestino preso

Conhecido há séculos por seu efeito laxativo, o chá de sene é uma alternativa natural bastante procurada por quem sofre com prisão de ventre. Segundo a nutricionista Juliana Andrade, colunista do Metrópoles, o segredo está em substâncias chamadas antraquinonas, presentes nas folhas da planta, que estimulam os movimentos do intestino.

Leia também
  • Vida & Estilo

    Laxante natural: suco caseiro regula o intestino e desintoxica o corpo
  • Vida & Estilo

    Chá antioxidante poderoso auxilia a digestão e tem efeito relaxante
  • Saúde

    Saiba para que serve o chá de sene e fique atento às contraindicações

“É uma opção eficaz para quem precisa de um alívio pontual da constipação, especialmente quando mudanças na alimentação ou na rotina não foram suficientes”, afirma Juliana. O chá costuma fazer efeito entre seis e 12 horas após o consumo, sendo ideal tomá-lo à noite, para que os efeitos sejam sentidos pela manhã.

Como preparar

  • Ferva 1 xícara (200 ml) de água;
  • Desligue o fogo e adicione 1 colher de chá das folhas secas de sene (ou 1 sachê);
  • Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos;
  • Coe e consuma.

“Evite deixar em infusão por muito tempo para não intensificar demais o efeito laxativo”, orienta Juliana.

Foto colorida de um chá de sene - MetrópolesO chá de sene, um poderoso laxante, deve ser usado com cautela para evitar efeitos adversos como diarreia, desidratação e cólicas abdominais

Cuidados no consumo

Apesar de ser natural, o chá de sene não está livre de contraindicações. Seu uso contínuo pode causar dependência intestinal — ou seja, o organismo passa a não funcionar bem sem o estímulo externo. Além disso, não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com doenças inflamatórias intestinais, problemas renais ou cardíacos.

“O uso do chá deve ser sempre orientado por um profissional de saúde. Em excesso, ele pode causar perda de eletrólitos importantes, como o potássio”, alerta a nutricionista.

E lembre-se: nada de exagerar. O chá de sene deve ser usado com moderação e nunca por vários dias seguidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.