Parada há anos, obra da Ponte de Ilhas será retomada com nova promessa de melhora da mobilidade

Local da obra da Ponte de Ilhas, um rio largo com natureza em volta

Obra da Ponte de Ilhas deve ser retomada no segundo semestre de 2025 – Foto: Reprodução/Marllon Legnaghi/GOVSC

A retomada da obra da Ponte de Ilhas deve ocorrer após a paralisação em 2022 de um projeto aguardado há décadas pela população de Araranguá e região. O anúncio foi feito, na última sexta-feira (23), pelo Governo de Santa Catarina.

A estrutura cruzará o Rio Araranguá, no Sul do estado, e promete agilizar o deslocamento atualmente feito por meio de balsa. Segundo o governo estadual, a obra será executada pelo município, com orçamento de R$ 24 milhões viabilizado por repasse do Estado.

Ponte de Ilhas deve ligar margens de Araranguá e Rincão e substituir travessia feita por balsa

Demanda histórica da comunidade local, o projeto prevê a construção de uma ponte entre a margem direita, no Balneário Morro dos Conventos, e a margem esquerda, na Comunidade Hercílio Luz e Balneário Rincão.

Balsa no rio Araranguá com dois carros

Transporte na região da Ponte de Ilhas é feito por balsa – Foto: Reprodução/Marllon Legnaghi/GOVSC

A ponte terá 249,94 metros de extensão e 10,80 metros de largura, além de contar com iluminação pública em LED e cabeceiras. A expectativa é que a licitação seja lançada nos próximos meses, com início das obras previsto para o segundo semestre de 2025.

O secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, afirmou que a nova licitação garantirá a conclusão do projeto e lembrou os entraves enfrentados anteriormente. “É uma ligação importante. Começou alguns anos atrás, mas houve muitos problemas”, destacou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.