PREVISÃO DO TEMPO: Tempestades já atingem parte do RS e acumulados de chuva podem chegar a 200 mm

O Rio Grande do Sul terá uma sequência de dias instáveis a partir deste sábado (24). A chuva, que começou nas primeiras horas do dia em cidades da fronteira com a Argentina, no Noroeste gaúcho e em pontos do Norte do Estado, será volumosa. Até quarta-feira (28), os acumulados podem passar de 200 milímetros em algumas localidades. 

PREVISÃO DO TEMPO: Tempestades já atingem parte do RS e acumulados de chuva podem chegar a 200 mm | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Tempestades já atingem parte do RS e acumulados de chuva podem chegar a 200 mm

Foto: Paulo Pires/GES

A previsão da MetSul Meteorologia indica que a nebulosidade vai aumentar no decorrer deste sábado e a chuva vai alcançar a maior parte das cidades gaúchas entre a tarde e a noite.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

No domingo (25) também há chance de chuva. De forma isolada, podem acontecer temporais com raios e granizo. Apesar do tempo instável, algumas áreas do RS terão momentos de melhoria.

Na segunda-feira (26), muitas nuvens vão seguir sobre o território gaúcho. Chove ao longo do dia na maioria das regiões gaúchas, principalmente em pontos do Oeste, Centro e o Sul gaúcho.

Na terça-feira (27), o sol aparece entre nuvens com vento Norte e elevação da temperatura em parte do Rio Grande do Sul, especialmente durante a manhã e o começo da tarde. No Oeste e no Sul, no entanto, uma frente fria traz chuva. Esse sistema frontal vai avançar e levar chuva até o fim do dia para todas as regiões gaúchas. com risco de tempestades.

LEIA TAMBÉM: Briga por mulher após baile termina em morte no Vale do Sinos 

Na quarta-feira (28), último dia de instabilidade, deve chover na maioria das regiões do RS. Pela manhã, chove em vários pontos do Norte, Nordeste e do Leste gaúcho, onde fica a Região Metropolitana de Porto Alegre. Com o avanço de ar frio e seco, o tempo melhora o tempo na maior parte do território gaúcho.

“Muitas áreas do Rio Grande do Sul devem ter na soma dos cinco dias chuva perto e acima dos 50 mm, mas em diversos pontos a precipitação do período deve passar dos 100 mm, ou seja, virtualmente a média de chuva histórica de maio inteiro. Há um consenso entre os modelos de que os mais altos volumes de chuva devem se dar no Oeste do Rio Grande do Sul com acumulados de 100 mm a 200 mm”, adianta a MetSul.

CONFIRA: GRIPE AVIÁRIA: Mais uma cidade da região metropolitana entra para lista de casos em análise 

O que causa o atual episódio de instabilidade?

A MetSul explica que o atual episódio de instabilidade no RS é causado por correntes de vento de Norte que avançam sobre o Estado neste sábado. Ao encontrar o ar mais frio sobre o território gaúcho, o ar quente instabiliza a atmosfera com movimentos convectivos, que formam nuvens carregadas ecausam mudança no tempo.

O que vem depois da chuva?

Na segunda metade da próxima semana, o ingresso de uma massa de frio com trajetória continental e origem polar fará com que o tempo fique firme na maior parte do Sul do Brasil. A chegada do fenômeno dará o protagonismo para temperaturas muito baixa. “[Esta é a] massa de ar frio mais intensa do ano até agora”, diz a meteorologista Estael Sias. É possível que as mínimas e máximas fiquem ainda menores do que as registradas na última semana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.