“Quando há resultado, não há o que ser questionado”, Ana Virgínia fala sobre liderança, propósito e futuro da Clube Turismo

img 1429 1 "Quando há resultado, não há o que ser questionado", Ana Virgínia fala sobre liderança, propósito e futuro da Clube Turismo

Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo (Giulia Jardim/M&E)

MACEIÓ (AL) – O segundo dia do ProClube 2025 foi marcado por uma conversa inspiradora com Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo, em entrevista exclusiva ao M&E. Com uma trajetória que teve início com um estágio e hoje a posiciona à frente da maior franquia multimarcas de turismo do Brasil, Ana compartilhou sua visão sobre liderança, inovação, propósito e os próximos passos da rede.

A executiva relembrou os desafios de ascender em um mercado ainda predominantemente masculino, especialmente em cargos de liderança. “Sempre que eu me via cercada por homens em eventos do franchising ou do turismo, aquilo me impulsionava. Sabia que, de algum modo, estava representando muitas mulheres que também poderiam estar ali. Nunca vi como uma limitação. Quando há resultado, não há o que ser questionado.”

Para ela, ocupar um cargo de liderança foi uma construção natural. “Não esperei uma oportunidade, fui criando as minhas. Fui crescendo com a empresa, desenvolvendo o time e abrindo caminhos também para os franqueados. Ainda não estou onde quero chegar. Nós, como rede, ainda temos muito a crescer, mas esse processo me ensina todos os dias”, afirma a executiva. 

Ana também destacou o impacto da Clube Turismo como instrumento de transformação pessoal e profissional, principalmente para mulheres. Hoje, a maioria dos franqueados da rede é composta por mulheres — muitas em busca de independência financeira e reconexão com o mercado de trabalho. “Ontem mesmo, uma franqueada me contou que enfrentava depressão e que a Clube foi uma peça fundamental na retomada de sua autoestima e motivação. Outra disse que hoje sustenta a família toda com o que conquista na franquia. Isso dá sentido ao que fazemos.”

Crescimento com estratégia e inovação que conecta

Do ponto de vista dos negócios, os números reforçam essa força coletiva. A rede apresentou crescimento de 10% no primeiro trimestre de 2025 e projeta um faturamento de R$ 260 milhões até o fim do ano. “Esse resultado é fruto da dedicação dos nossos franqueados e da força da nossa operação comercial. Mas também é reflexo de um trabalho constante da franqueadora em oferecer estrutura, oportunidades e visão estratégica para que todos possam crescer juntos.”

Expansão, propósito e conexões reais

Hoje, o futuro da Clube Turismo passa por dois caminhos complementares: o ingresso de novos franqueados e a conversão de agências independentes, um movimento crescente no mercado. Segundo Ana, essas agências — muitas vezes informais ou com pouca estrutura — buscam na rede segurança jurídica, suporte operacional e a força de uma marca consolidada. “Elas vêm em busca dos nossos acordos comerciais, da nossa reputação e de uma operação mais sólida. Isso mostra que estamos no caminho certo”.

Encerrando a entrevista, Ana reforçou o papel do ProClube como pilar da cultura da rede: “Esse encontro é sobre conexão. A gente passa o ano inteiro falando por WhatsApp, por e-mail… Mas nada substitui o olho no olho. O que mais desejo é que cada franqueado saia daqui com informação, inspiração e energia para fazer o seu negócio voar ainda mais alto.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.