Raí diz que há investidores e que uma Liga unificada fortaleceria clubes brasileiros

Tetracampeão mundial com a seleção brasileira, Raí de Souza Vieira segue influente no futebol como embaixador do Paris FC, e um dos responsáveis por trazer parceiros dispostos a investir no clube francês.

Em entrevista ao programa Game Changers, ele disse achar que o maior entrave para o desenvolvimento do futebol brasileiro é a falta de uma Liga de Clubes unificada. Raí citou um exemplo que viveu para comprovar que existem empresários dispostos a investir no Brasil, mas que estão esperando um cenário melhor.

“Faz uns 5 anos, uma pessoa, representante de um grande grupo de investidores, me perguntou: Raí, o que você acha de investir no Brasil? Eu falei: Olha, não tá na hora ainda, porque os clubes não se entendem”.

No atual momento, os principais clubes do futebol brasileiro, que disputam a Série A e a Série B do Brasileirão, estão divididos em dois blocos que negociam os direitos de transmissão: a Libra e a Liga Forte União. Raí defende que os dois blocos sejam unificados.

“Qual é a grande diferença de ter e ter não ter liga? Primeiro, você divide o poder da Confederação e das Federações…uma liga fortalece todos os clubes, porque eles vão pensar o campeonato como um produto, e tomar decisões boas para todo mundo.

Leia também: Qual é o orçamento para ser campeão brasileiro? De R$ 300 mi para cima, diz Fred Luz

Raí disse que os europeus têm dificuldade de entender que a maioria dos clubes do futebol brasileiro funciona como associação e não como empresa – e que não existe uma liga unificada. O ex-craque do São Paulo e do PSG acredita que a criação de uma liga obrigará os times brasileiros a pensar em uma gestão mais profissional.

“Se os clubes se entenderem em algum momento [em uma liga unificada], você vai ter um grande aporte financeiro, que vai dar mais segurança para outros investidores entrarem no futebol”.

Leia também: Falta educação financeira desde as categorias de base no futebol, diz Mauro Silva

Raí já recusou propostas de bets

Questionado sobre o avanço das empresas de apostas esportivas no esporte brasileiro, com acordos comerciais com clubes e atletas e naming rights de campeonatos, Raí contou que nunca aceitou oferta para fazer propaganda para essas empresas. Mas o ex-jogador defende um “debate amplo” sobre o assunto.

“Bom, eu pessoalmente tive mais de 10, 15 propostas [de bets] e nunca aceitei por não ter segurança no que eu iria também estar me associando”, admitiu Raí,

“Agora, é um player importante no mercado do esporte. Se vale a pena ou não, tem que ser um debate bem profundo e que envolve não só pessoas do esporte, mas da sociedade. Com transparência de quem faz as regras, do poder político, econômico, social. Acho que tem que ter um amplo debate”.

Sobre o Game Changers

Game Changers é um programa de entrevistas com as principais personalidades do esporte que mudaram o jogo em suas áreas de atuação.

Acompanhe quinzenalmente uma nova edição do Game Changers no Youtube do Infomoney.

The post Raí diz que há investidores e que uma Liga unificada fortaleceria clubes brasileiros appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.