Sapiranga espera mais de 100 motorhomes na primeira Semana do Caravanismo da cidade

Começou neste sábado (24) a primeira edição da Semana do Caravanismo de Sapiranga, evento que pretende reunir cerca de 160 motorhomes no Parque do Imigrante. Ao longo da próxima semana os participantes do evento terão uma programação conjunta para conhecer as atrações turísticas da cidade, enquanto os veículos seguirão estacionados no Parque do Imigrante.

Semana_Caravanismo_Sapiranga_Parque_Imigrante_Motorhome | abc+



Semana_Caravanismo_Sapiranga_Parque_Imigrante_Motorhome

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

O evento é organizado pela Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação (Rancho Móvel), entidade com representantes em diversas cidades gaúchas. Em Sapiranga, o casal Marcos Armando Steyer, 60 anos, e Jossana Steyer, 58 anos, são os responsáveis por acolher os visitantes. Há cerca de 20 anos, o casal começou a ter na estrada parte de sua vida.

“A gente comprou um trailer pequeno, depois outro trailer, depois mais um trailer, sabe. Depois fomos para o motorhome. Então entramos nessa associação através de amigos”, resume Jossana. Para o casal, a vivência com os companheiros de viagem tem sido uma inspiração para uma longevidade mais feliz. “Sempre vi como inspiração para viver, para mim não importa se a pessoa tem 50, 60, 80 anos, o que importa é a vivacidade”, destaca Jossana.

  • LEIA TAMBÉM: Nata com mel e outros sabores surpreendem o público na 18ª Feira do Mel, da Rosca e da Nata

Marcos cita um exemplo que viu já no primeiro dia da Semana do Caravanismo. “Chegou com um motorhome uma senhora de 82 anos, vindo de Encantado e dirigindo perfeitamente. Ela chegou de manhã, encostou e fui me oferecer para manobrar, mas ela recusou e fez perfeitamente”, conta o empresário admirado.

Vida mais feliz

Uma das características de uma boa parcela das pessoas que se integram a grupos de motorhome é a idade. Eventos como o de Sapiranga reúnem muitas pessoas acima dos 60 anos, que acabam criando novos vínculos de amizade.

“Hoje eu sinto meu peito bem aberto porque já dei tanto abraço, porque é todo mundo uma grande”, resume Roane Cemim, 66 anos, também moradora de Sapiranga, que integra o grupo Rancho Móvel com o marido Elio Cemim, 71 anos.

Semana_Caravanismo_Sapiranga_Parque_Imigrante_Motorhome_Jossana_Marcos_Steyer | abc+



Semana_Caravanismo_Sapiranga_Parque_Imigrante_Motorhome_Jossana_Marcos_Steyer

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Elio acredita que este movimento já em uma terceira idade é demonstração de uma mudança de paradigmas em comparação com a geração dos seus pais. “A humanidade está migrando, não só aqui, mas em todo mundo. Acho que isso é algo que mudamos daquilo que aprendemos com nossos pais, agora queremos trabalhar menos e ter mais lazer.”

Jossana também destaca como estes encontros são importantes para o dia a dia. “A gente escolheu aproveitar a vida, a gente entende que é muito mais leve se tiver amigos.”

Impactos turísticos

Grupos organizados como o Rancho Móvel realizam as viagens unidos, o que diferencia das famílias que viajam de forma individual com motorhomes. “Aqui as pessoas já vêm com objetivo de se reencontrar, é como se uma caravana, que vários vão um atrás do outro”, explica Marcos sobre os motivos que levam este movimento a ser chamado de caravanismo.

Só que além da relação de amizades, o movimento também busca incentivar um turismo para lugares incomuns, fora de circuitos mais conhecidos. “A gente acaba descobrindo as cidades com outro olhar, porque todas as cidades têm, as coisas bonitas”, resume Jossana.

  • CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Ela relata a própria experiência ao participarem de uma dessas viagens à cidade de Rolante, no Vale do Taquari, quando o casal se surpreendeu com as possibilidades turísticas da cidade. Em Sapiranga, a Semana do Caravanismo vai até o próximo domingo (1º).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.