Animais estreantes no Freio de Ouro se classificam para a final em Esteio

Égua La Patria Tranca - vencedora Classificatória Gaúcha Freio de Ouro
Foto: Maurício Vinhas

A grande final da Classificatória Gaúcha Sul, realizada neste sábado (24), na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio, levou ao topo dos pódios os melhores exemplares da região sul gaúcha que estão iniciando suas campanhas no Freio de Ouro.

Foi o caso da égua La Patria Tranca, que já participou de modalidades esportivas como a Paleteada, o Freio Jovem e o Crioulaço. Com a terceira melhor média morfológica, assumiu a liderança já nas primeiras etapas funcionais e de lá não saiu mais.

Já no Freio de Ouro, faz sua estreia nessa temporada, garantindo uma incontestável vitória em sua primeira semifinal. A exemplar, do criador e expositor Rodrigo Castellarin Fialho, foi montada pelo ginete Ricardo Gigena Wrege, também escolhido como Ginete Destaque da categoria.

“Esse resultado é o máximo, pois estamos no Freio de Ouro 2025 com uma égua bonita, boa, muito parelha. O grande atributo dela é não ter errado nunca. Manteve nota sete para cima sempre”, comemorou Fialho.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Já o segundo lugar ficou com a égua Harmonia do Açungui, do criador Luiz Ernesto Wendler e Filhos e do expositor Guilherme Wendler que, montada pelo ginete Fabricio Brinelle Barbosa, disputou ponto a ponto com La Pátria Tranca até o final da prova.

A égua Domingueira do Recanto, do criador Sucessão Carlos Alberto Ruiz Severo e expositor Gleidson Amilton Freitas Alves, cujo ginete foi Luis Gustavo Rodrigues Ruas, conquistou o terceiro lugar.

A quarta posição teve a Quimera de Santa Edwiges, montada por Milton Ivan Pereira Castro, como representante. O exemplar é do criador e expositor Daniel Anzanello.

Classificação de machos

Na Arena onde, em pouco mais de três meses, será realizada a grande final do Freio de Ouro 2025, também foram classificados sete machos.

Nesta categoria, o grande campeão foi Rincão da Cabanha Santa Fé, montado por Luis Gustavo Rodrigues Ruas. O animal criado por Gilberto Rodrigues de Freitas, cujo expositor é Parceria Cara Branca. Trata-se de um cavalo novo e inédito no Freio.

“Estamos muito felizes com a classificação do Rincão e com uma expectativa grande para o Freio”, afirmou o gerente da parte de Equinos da Cabanha Santa Fé, Flávio Piegas.

O segundo lugar ficou com Berro Grosso Pampeano, do criador Rodrigo Albuquerque PY e expositor Pedro Duarte Rota. O ginete foi Ricardo Wrege.

O terceiro lugar na categoria machos foi de Campana Estradero, de Mário Moglia Suñe, cujo expositor é Ataide Lycenko e o ginete Rian de Vasconcelos Valadão. Já a quarta posicção foi concedida ao GT Herdeiro, criado e exposto por Marcial Domingos Correio Terra e montado por Fagner Crescencio Espindola.

Conjuntos na disputa do Freio

No total, 83 conjuntos iniciaram a disputa, 44 fêmeas e 39 machos. No entanto, apenas 32 conjuntos chegaram na grande final que classificou oito fêmeas e sete machos, visto que o oitavo lugar não atingiu a pontuação mínima de 18 pontos necessários por regulamento para a classificação.

Para a grande final do Freio de Ouro 2025, que ocorrerá durante a Expointer, em Esteio, entre 30 de agosto e 7 de setembro. Haverá 48 vagas para cada categoria individualmente (fêmeas e machos), além de quatro reservas parque em cada categoria.

O julgamento da classificatória de Esteio ficou a cargo dos trios Fernando Guilherme Horst, Luiz Martins Bastos Neto e Pedro Boemo Ferreira, na categoria Fêmeas, e Darlei Hess, Mauro Raimundo Ferreira e Rodrigo Diaz de Vivar, na categoria Machos.

O post Animais estreantes no Freio de Ouro se classificam para a final em Esteio apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.