Brasiliense Gustavo Dias Henrique é eleito vice-presidente da CBF

O brasiliense Gustavo Dias Henrique foi eleito vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), neste domingo (25/5). Samir Xaud é o novo presidente da entidade.

Primeiro natural de Brasília a integrar a chefia da CBF, Gustavo enfatizou que o futebol brasileiro passou por um “momento de turbulência” nos últimos dois meses, mas o objetivo da nova direção da confederação é fazer “uma gestão descentralizada, com as mudanças necessárias”.

“Queremos unidade e pacificação dos clubes e federações”, afirmou dirigente o brasiliense.

O Distrito Federal integrou o quadro de vice-presidentes da CBF pela última vez há 10 anos, com o carioca Weber Magalhães. O DF voltou à direção da CBF em 2025, pela primeira vez com um representante nascido na capital.

Gustavo já havia sido eleito vice-presidente em março deste ano, na chapa de Ednaldo Rodrigues, cujo afastamento levou ao pleito deste domingo. Rodrigues deixou a entidade por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Com perfil agregador e de bom trânsito entre autoridades da capital do país, Gustavo permaneceu na equipe de gestão da confederação, com eleição da chapa única confirmada neste domingo.

O vice-presidente da CBF iniciou, em Brasília, a trajetória no futebol. “Lembro quando joguei nas categorias de base do Brasília, clube tradicional da cidade, como lateral-esquerdo, e era treinado pelo saudoso ‘Seu Paulo’, quando fomos campeões brasilienses. Jogávamos em vários estádios do DF e até mesmo no antigo estádio Pelezão, que ficava no bairro do Park Sul. São memórias que levarei pra sempre”, contou.

Para Gustavo, representar o Distrito Federal na CBF “é motivo de muito orgulho e, como alguém nascido e criado aqui, faz um filme passar na cabeça”. “É um filme que começa lá nos anos 1960, com meu pai chegando para a construção de Brasília, e que passa pela formação da minha família em meio ao crescimento da cidade. E o futebol, claro, sempre esteve presente nas nossas vidas”, declarou.

Novo presidente

Sobre o novo presidente da CBF, Samir Xaud, Gustavo afirmou que trata-se de uma pessoa preparada e que tem histórico familiar no futebol.

11 imagensSamir Xaud também é médico Xaud é dono de um centro especializado em saúde, fitness e bem-estarFechar modal.1 de 11

Samir registrou chapa no último domingo (18/5) para concorrer à presidência da CBF

@rafaelribeirorio l CBF2 de 11

@rafaelribeirorio l CBF3 de 11

Samir Xaud também é médico

@rafaelribeirorio l CBF4 de 11

@rafaelribeirorio l CBF5 de 11

Xaud é dono de um centro especializado em saúde, fitness e bem-estar

@rafaelribeirorio l CBF6 de 11

@rafaelribeirorio l CBF7 de 11

Xaud é dono de um centro especializado em saúde, fitness e bem-estar

@rafaelribeirorio l CBF8 de 11

@rafaelribeirorio l CBF9 de 11

@rafaelribeirorio l CBF10 de 11

Samir registrou chapa no último domingo (18/5) para concorrer à presidência da CBF

@rafaelribeirorio l CBF11 de 11

Samir Xaud também é médico

@rafaelribeirorio l CBF

No discurso de posse, Xaud citou algumas de suas principais propostas, entre as quais constam a redução dos estaduais, a criação da liga, o investimento no futebol feminino e a implementação do fair play financeiro.

“Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições”, disse o novo presidente da CBF sobre a redução dos estaduais.

Xaud ressaltou que a redução de datas dos estaduais não representa uma desvalorização dos campeonatos locais. “Movimentam economias locais, mantêm viva a tradição de futebol. Eles são, em muitos casos, a única oportunidade de visibilidade para centenas de atletas, técnicos e profissionais do esporte”, justificou.

Leia também
  • Esportes

    “Fortaleceremos o combate ao racismo”, diz Xaud em 1º discurso na CBF
  • Esportes

    Conheça Michelle Ramalho, 1ª mulher vice-presidente da história da CBF
  • Esportes

    Veja quem são os vice-presidentes da CBF na gestão Samir Xaud
  • Esportes

    Samir Xaud é eleito o novo presidente da CBF

Outro assunto tratado por Xaud foi a criação da liga, que concede aos clubes brasileiros autonomia para gerir o Campeonato Brasileiro.

“Como dito ao longo da campanha, a criação da liga é outro compromisso desta presidência, que tomará todas as medidas para que esse tão importante projeto de desenvolvimento do futebol brasileiro saia efetivamente do papel. Por isso, digo aos clubes e aos representantes das ligas aqui presentes: as portas da CBF estão abertas, desde já, para uma discussão propositiva sobre a criação da liga”, destacou Xaud.

O novo presidente da CBF também citou o futebol feminino em seu discurso. Samir defendeu um maior investimento na categoria e destacou que a disputa da Copa do Mundo será sediada no Brasil, em 2027.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.