Cão “aussessor” da Câmara de Vereadores busca incentivar adoções em Esteio

Quem visita o gabinete da vereadora Dalen Oliveira (PSB) no terceiro andar da Câmara de Vereadores de Esteio, é recebido por um simpático “aussessor” de quatro patas. Liderança na proteção animal na cidade há 15 anos, e a única mulher eleita para o legislativo nas eleições de 2024, Dalen conta, desde o dia 28 de abril, com a companhia de Pop, diariamente durante o expediente. O vira-lata idoso e com sequela nas patas traseiras, resultado de um atropelamento, foi “contratado” após viver nove anos no Canil Municipal.

Vereadora Dalen Oliveira com o seu 'aussessor' Pop



Vereadora Dalen Oliveira com o seu ‘aussessor’ Pop

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

“Ele era de uma moradora de rua e depois de ser atropelado foi acolhido no Canil, onde ficou por nove anos. Eu já conhecia ele e queria muito adotá-lo. Agora tive esta oportunidade”, comenta a vereadora. Todos os dias, depois do expediente, Pop vai para a casa com a Dalen, que tem ainda outros 19 cães em sua residência.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

“Trago ele todos os dias para a Câmara. Ele só não vem mesmo quando está chovendo. Fora isso, ele dá expediente, passeia pelos corredores, visita outros gabinetes e participa das sessões às terças-feiras, integrando a mesa”, diverte-se a vereadora, que é a 2ª secretária na Mesa Diretora neste ano.

Incentivo

Segundo Dalen, a ideia de adotar o cãozinho já idoso tem como objetivo incentivar a adoção responsável, especialmente deste público específico. “É um cachorro comum, uma vira-lata já velhinho e com sequelas nas patas. Era um dos mais idosos do Canil. Dificilmente sairia de lá, nunca seria adotado”, frisa a vereadora. Segundo ela, a adoção de animais com o perfil de Pop é repleta de benefícios, especialmente para quem deseja tê-los no ambiente corporativo. “Eles são mais calmos, tranquilos, e se adaptam fácil”, diz.

VIU ESTA?: Terceirizados da segurança da Taurus são presos com quase 2 mil carregadores de pistola desviados da fábrica de São Leopoldo

Desde agosto de 2021 existe em Esteio o projeto “Cãolaborador”, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) e que tem como objetivo incentivar a adoção de animais do canil por empresas interessadas em ter um mascote. Até agora, mais de 15 animais já foram adotados por meio do programa.

Ambiente leve e acolhedor

Para a vereadora, a presença de Pop no gabinete torna o lugar mais leve, alegre a acolhedor tanto para quem trabalha no local, quanto para quem chega de visita.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS NOTÍCIAS SOBRE ESTEIO 

“Não queremos tornar ele famoso, queremos, sim, que mais animais do Canil, especialmente os mais idosos e os especiais, sejam adotados, que tenham um lar de verdade. O Canil não é lugar pra os animais, lá deve ser apenas uma casa de passagem”, opina.

Como adotar

Empresas da região que tiverem interesse em participar do projeto Cãolaborador podem entrar em contato através do telefone do Departamento de Bem-Estar Animal da SMDEMA, 3459-4494. Além dos cães, é possível adotar gatos. O Canil Municipal de Esteio fica na Avenida Luiz Pasteur, 7275, no bairro Três Marias. Para adotar um animal, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção.

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.