CBF elege novo presidente neste domingo; Samir Xaud é único candidato

A Confederação Brasileira de Futebol elege, neste domingo (25/5), o novo presidente da entidade. O pleito acontece a partir das 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Com chapa única inscrita, Samir Xaud será eleito o próximo mandatário da confederação, para o quadriênio de 2025 a 2029.

“Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” é o nome dado à chapa do roraimense de 41 anos. A candidatura de Samir Xaud contou com o apoio de 25 federações, além de 10 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Leia também
  • Esportes

    Eleição na CBF terá votação em urna eletrônica pela primeira vez
  • Esportes

    CBF anuncia horário da primeira convocação de Ancelotti. Confira
  • Brasil

    Após desistência, Gilmar arquiva recurso de Ednaldo para voltar à CBF

Entre as federações nacionais, apenas São Paulo e Mato Grosso não apoiaram a chapa de Samir Xaud. Já entre os clubes, Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda declararam apoio ao médico infectologista.

Além da escolha do novo presidente, também serão eleitos oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal.

4 imagensSamir Xaud, 41 anosSamir registrou chapa no último domingo (18/5) para concorrer à presidência da CBFSamir Xaud, 41 anosFechar modal.1 de 4

Pleito que define o novo presidente da CBF acontece neste domingo (25/5)

Buda Mendes/Getty Images2 de 4

Samir Xaud, 41 anos

Reprodução3 de 4

Samir registrou chapa no último domingo (18/5) para concorrer à presidência da CBF

FRF/Divulgação4 de 4

Samir Xaud, 41 anos

FRF/Divulgação

Votação

Ao todo, o colégio eleitoral é composto pelas 27 federações de futebol nacionais, além das 20 equipes da primeira e segunda divisões do Brasileirão. Pela primeira vez na história, o pleito deste domingo contará com urna eletrônica na sede da entidade.

Alé do voto presencial, as eleições também possuíam a opção de voto à distância. Desta forma, os clubes que estivessem impossibilitados de comparecer à sede da CBF para a votação, devido à rodada de domingo do Brasileirão, poderiam votar on-line.

Pela internet, os votantes deveriam realizar o registro e confirmar a sua identidade através da câmera. Na sequência, os votos para para presidente e vice-presidentes seriam computados, seguidos pela votação nos membros do conselho. Havia a possibilidade de voto nulo. Após o prazo final para a solicitação, no entanto, nenhum clube tinha realizado o pedido.

Quem compõe a chapa

  • Nome da chapa única: Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização.
  • Candidato à presidência: Samir Xaud.
  • Candidatos a vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flavio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
  • Candidatos a membros efetivos do Conselho Fiscal: Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa.
  • Candidatos a membros suplentes do Conselho Fiscal: Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.

Quem é Samir Xaud

Candidato único à presidência da CBF, Samir Xaud tem 41 anos e é o atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF).

Nascido em Boa Vista, capital de Roraima, Xaud é médico, com especialização em infectologia e medicina esportiva. Ele atua como empresário no esporte, e é dono de um centro de treinamento voltado ao fitness e bem-estar.

Eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, Xaud assumiria o cargo apenas em 2027. Seu pai, Zeca Xaud, completa 40 anos à frente da FRF em 2026, quando deixaria a cadeira vaga para que o médico assumisse o posto em 2027. No entanto, Samir terá que renunciar à presidência federação, pois não pode acumular os dois cargos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.