PREVISÃO DO TEMPO: Até 250 mm de chuva, ciclone e temperaturas abaixo de zero devem marcar última semana de maio

O Rio Grande do Sul começa a semana com alerta para chuvas intensas. O aviso de perigo potencial emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) engloba boa parte do Estado e segue até as 10 horas de segunda-feira (26).

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Previsão de chuva entre sábado e quinta-feira desta semana | abc+



Previsão de chuva entre sábado e quinta-feira desta semana

Foto: Reprodução/MetSul

Os especialistas preveem que a última semana de maio seja marcada por “um complexo cenário” meteorológico, quando a Região Sul do Brasil terá ar quente e úmido em altitude, uma frente fria na sequência, e depois, um ciclone extratropical. E é no Rio Grande do Sul onde deve chover mais.

Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, a segunda-feira terá muitas nuvens e chuva na maioria das regiões gaúchas no decorrer do dia. Pontos do oeste, do centro e do sul do RS devem registrar mais instabilidade, enquanto mais ao norte e ao nordeste, a chance de chover é menor e qualquer precipitação deve ser mais isolada.

No Vale dos Sinos, as máximas chegam aos agradáveis 24°C. Na terça (27), as temperaturas aumentam um pouco mais e terá sol com nuvens e vento Norte. Contudo, uma frente fria já deve trazer chuva no oeste e no sul gaúcho. Até o fim do dia, todas as regiões registrarão precipitação com risco de temporais isolados.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Na quarta (28), o dia começará com instabilidade e possibilidade de queda de granizo, assim como rajadas de vento fortes a intensas, em boa parte das cidades gaúchas. Há ainda a chance de que temporais severos e com danos sejam registrados.

Com o passar das horas, o avanço da uma potente massa de ar polar melhorará o tempo no Estado.

Acumulados de chuva

De acordo com Estael, é justamente a sequência de dias de instabilidade, que começou no sábado (24) e tem previsão de se encerrar na quarta, que vai determinar se os volumes de precipitação serão altos em parte do Rio Grande do Sul até a metade da semana. 

“Há um consenso entre os modelos de que os mais altos volumes de chuva devem se dar no oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados de 100 mm a 200 mm. Como mostram os mapas, alguns modelos chegam a projetar volumes tão altos no período como 200 mm a 250 mm e isoladamente superiores”, informou a meteorologista.

Entretanto, não se descarta a possibilidade de que pontos do RS – como a região metropolitana – registrem chuva na quinta (29), em função da circulação de umidade do vórtice de um ciclone extratropical. 

O ciclone

Uma área de baixa pressão pode dar origem ao fenômeno sobre o Atlântico a leste ou sudeste do RS na quinta. Com isso, o ar mais frio e seco vai ser impulsionado em parte do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, o que deve favorecer para que as temperaturas despenquem no Estado.

Dados do Inmet indicam que na quinta e na sexta (30), a máxima deve variar de 12°C a 14°C no Vale do Sinos.

Há localidades gaúchas que devem registrar temperaturas abaixo de zero durante o avanço da massa de ar frio mais intensa do ano até agora. O Instituto afirma que pode nevar em pontos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O ciclone deve se afastar no penúltimo dia de maio, o que garantirá o predomínio do sol no RS, apesar das mínimas muito baixas. O último final de semana do mês pode ter marcas entre -3°C e -5°C em pontos com maior altitude em ambos os estados da Região Sul brasileira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.