Samir Xaud é eleito presidente da CBF em eleição esvaziada

Samir Xaud foi eleito neste domingo (25) presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após uma eleição marcada pela ausência de parte significativa dos clubes da Série A e pela presença de dirigentes novatos e familiares de novos cartolas.

Xaud recebeu 46 votos, sendo 26 de federações estaduais e 20 de clubes, divididos igualmente entre as Séries A e B, em um colégio eleitoral que soma 67 integrantes.

A vitória aconteceu em um ambiente instável, com disputas por protagonismo entre clubes e federações. Dois meses antes, o mesmo colégio eleitoral havia aclamado Ednaldo Rodrigues por unanimidade, após seu retorno ao cargo por decisão judicial.

Mas com a renúncia de Ednaldo e a nova convocação para eleição, os clubes tentaram se articular para lançar um nome de sua preferência: Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol. Apesar do apoio de 29 clubes das Séries A e B, a candidatura de Bastos não foi formalizada.

Por consequência, esse movimento gerou uma fratura entre os clubes, levando 21 deles a assinarem um manifesto prometendo boicote à eleição. Entre os signatários estavam Flamengo, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Santos, mas estes dois últimos acabaram comparecendo e votando.

Quem compareceu?

Dos clubes da Série A, estiveram presentes Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória. Pela Série B, votaram Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.

Algumas equipes, como Botafogo e Vasco, enviaram os CEOs, Thairo Arruda e Carlos Amodeo, respectivamente, em vez dos presidentes. O Ceará também teve representação ativa no pleito.

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, foi um dos destaques da articulação pró-Xaud. Apesar de concordar com as pautas do manifesto dos clubes ausentes, recusou-se a assiná-lo e declarou apoio ao novo presidente.

Com a ausência de parte da elite, o auditório da CBF foi ocupado por cartolas de clubes de menor expressão, como o Baré, da primeira divisão de Roraima, além de familiares de novos dirigentes da entidade. Em contraste com a eleição anterior, a imprensa foi impedida de acompanhar o processo presencialmente.

Samir Xaud, que já atuava como presidente interino desde o afastamento de Ednaldo Rodrigues, assume agora o comando efetivo da CBF em um ambiente de desconfiança por parte dos principais clubes do país e sob expectativa de negociações para recompor a relação entre a entidade e a elite do futebol brasileiro.

The post Samir Xaud é eleito presidente da CBF em eleição esvaziada appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.