Volkswagen Tera estreia no Brasil para ser o Gol dos SUVs

Por mais que Nivus, Polo e T-Cross tenham sido carros de suma importância para a Volkswagen nos últimos tempos, nada se iguala ao lançamento do novo VW Tera. O SUV subcompacto, que chega para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian, estreia com a missão de fazer o que Gol e Fusca fizeram no nosso país. O modelo começa em R$ 99.990.

Pense em todo legado e amor que o brasileiro tem com o Fusca e com o Gol. Esse é o objetivo da VW com o Tera. Tanto que, a silhueta dos três aparece no vidro traseiro do novo SUV subcompacto. Enquanto o Polo Track tomou o lugar do Gol como carro de firma, o Tera quer o espaço no coração tupiniquim.

Totalmente desenvolvido no nosso país e pensado para as nossas ruas, o Volkswagen Tera compartilha com Polo, Nivus, T-Cross e Virtus a plataforma MQB-A0. Segura e moderna, ela promete manter os números altos da VW nos testes do Latin NCAP. Além disso, isso facilitou o compartilhamento de motores.

Volkswagen Tera prata lunar de traseira na sapucaí
Volkswagen Tera [Divulgação]

Volkswagen Tera sempre será 1.0

Aqui no Brasil, o Volkswagen Tera sempre será vendido com motor 1.0 três cilindros turbo. Contudo, com duas variantes diferentes. A versão de entrada MPI conta com a versão aspirada desse motor, o qual entrega 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina. O torque fica em 10,3 kgfm com combustível de cana e 9,6 kgfm com gasolina.

Já as versões Sem Nome (TSI), Comfort e High contam com o 1.0 170 TSI, a versão turbo mais fraca do motor tricilíndrico da Volks. São 116 cv com etanol, enquanto com gasolina a potência cai para 109 cv. Já o torque se mantém em 16,8 kgfm independentemente do combustível. Inclusive, o 170 do nome do motor vem do torque em 170 newton-metro.

Volkswagen Tera [divulgação]

O câmbio é manual de cinco marchas para as versões MPI e a de entrada com motor turbo. Já as variantes Comfort e High usam caixa automática de seis marchas. Não há planos da Volkswagen de colocar motor 200 TSI (1.0 turbo de 128 cv) ou 1.4 TSI (de 150 cv) no Tera para não avançar no território de T-Cross e Nivus.

Versões e equipamentos

O Volkswagen Tera começa sua gama de variantes pela versão Sem Nome com motor MPI com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, retrovisor elétrico, faróis full-LED, painel de instrumentos totalmente digital de 8 polegadas, vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia VW Play com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de sensor de ré.

Depois, sobe para a Sem Nome com motor 1.0 TSI e câmbio manual, a qual recebe calotas de 16 polegadas, aplique do painel em tecido e volante revestido em couro artificial. Por R$ 1.590 a mais, ele recebe VW Play Connect e por R$ 1.720, as rodas passam a ser de liga-leve.

Avançando para as automáticas, a Comfort ganha rodas de liga-leve de 16 polegadas diamantadas, VW Play Connect, piloto automático adaptativo e chave presencial. Como opcional, ele tem pacote Conforto de R$ 1.400 que adiciona ar-condicionado digital de uma zona e carregador de celular por indução.

Por fim, o Tera High conta com rodas de liga-leve de 17 polegadas, ar-condicionado digital, luz ambiente, painel de instrumentos Active Info Display de 10,25 polegadas, painel com revestimento em couro artificial, câmera de ré e carregador de celular por indução. O pacote ADAS com assistente de mudança de faixa, câmera multifuncional, detector de ponto cego e alerta de tráfego cruzado sai por R$ 2.839.

A versão High ainda tem o pacote Outfit The Town que traz rodas de liga-leve escurecidas de 17 polegadas, acabamento interno em couro artificial claro com detalhes em azul, teto com pintura contrastante e logotipo The Town.

Cores

No Brasil, o Volkswagen Tera será vendido nas cores metálicas Vermelho Hypernova, Prata Lunar, Azul Ártico e Cinza Platinum por R$ 1.750. A cor sólida Preto Ninja não tem custo adicional, ao contrário do Branco Cristal que adiciona R$ 900.

Volkswagen Tera prata lunar e vermelho de frente na sapucaí
Volkswagen Tera [divulgação]

Visual

Menor que o Nivus, mas com jeito parrudo, o Volkswagen Tera chama a atenção pela dianteira bem alta com grade frontal sorridente grande. Não há luz de neblina, tal qual seus irmãos, mas a abertura de ar central se liga com os dutos de ar laterais por um friso preto fino. 

Os faróis têm desenho bem parecido com os do Polo, mas com o LED diurno dividido em duas partes. A grade frontal não é iluminada, mas tem friso cromado na parte superior nas versões mais caras. O capô é alto e fica acima da linha dos vidros laterais para dar a sensação de parrudez.

Volkswagen Tera [divulgação]

A traseira é mais simples, com lanternas bem altas colocadas apenas nas extremidades do carro. Elas são ligadas por um friso preto, mas que não tenta fazer as vezes de lanternas, como o T-Cross fez no passado. O nome Tera vem centralizado, logo abaixo do logo. Há bastante plástico preto para dar a sensação de um SUV alto.

Por dentro, o Volkswagen Tera é bem diferente dos modelos atuais. A faixa larga de plástico com cor contrastante, presente em Nivus e T-Cross, foi trocada por uma pequena sessão de material macio (nas versões mais caras). A central multimídia é flutuante, mas é a VW Play Connect do Nivus.

interior do Volkswagen Tera
Volkswagen Tera [Divulgação]

Por falar em Nivus, o Tera usa o mesmo volante, painel de instrumentos totalmente digital e manopla de câmbio. A maçaneta é nova, assim como o puxador de porta integrado ao apoio de braço e que emula o estilo feito nos modelos ID. 

Volkswagen Tera 2026: preços e versões

MPI — R$ 99.990 (primeiras 999 unidades, depois vai a R$ R$ 103.990)
TSI — R$ 116.990
Comfort — R$ 126.990
High — R$ 139.990
High The Town — R$ 142.290

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