Chá anti-inflamatório ajuda a controlar pressão e melhorar hipertensão

Problemas relacionados à pressão alta afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. O chá de hibisco, aliado a uma boa rotina alimentar e a prática regular de exercícios físicos, pode contribuir de forma natural e acessível para controlar os caos mais leves da doença cardiovascular. A ação anti-inflamatória da bebida a torna uma boa aliada contra a condição.

“O chá de hibisco pode auxiliar no controle da pressão arterial devido ao seu efeito diurético. Além disso, possui efeito antioxidante e anti-inflamatório pela presença dos ácidos orgânicos, flavonoides e antocianinas”, explica o nutricionista e professor de nutrição Leandro Rodrigues, da Universidade Católica de Brasília.

Além de ajudar no controle da pressão arterial, o chá de hibisco é uma alternativa natural para quem busca melhorar a digestão, regular o funcionamento do intestino e reduzir a retenção de líquidos. Consequentemente, a bebida tem um efeito emagrecedor.

Estudos indicam que a infusão ainda pode ser uma aliada do fígado, ajudando na redução da esteatose hepática — a gordura no fígado —, além de proteger o órgão contra toxinas.

Leia também
  • Saúde

    Dormir mal eleva a pressão arterial: veja dicas para melhorar o sono
  • Vida & Estilo

    Como diminuir a gordura abdominal e controlar a pressão arterial
  • Claudia Meireles

    Saiba qual especiaria popular reduz a pressão arterial e o colesterol
  • Vida & Estilo

    Nutri lista alimentos mais eficazes para controlar a pressão arterial

Benefícios do chá de hibisco

  • O chá de hibisco é conhecido por ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.
  • Em associação com uma alimentação saudável, o chá diminui a gordura corporal, melhora a digestão e evita a retenção de líquidos.
  • Por conter antioxidantes e bioflavanoides, a bebida ajuda a controlar os níveis de colesterol e contribui na prevenção de doenças cardíacas.
  • O consumo da bebida, desde que não seja em excesso, aumenta as enzimas desintoxicantes, reduzindo danos ao órgão.

Como o chá de hibisco age no controle da pressão arterial

Os flavonoides e antocianinas presentes na bebida promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos e a eliminação de líquidos, contribuindo com o controle da pressão arterial.

O chá é também um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA), uma biomolécula que cumpre papel fundamental na regulação da pressão arterial. Estudos anteriores já demonstraram que o hibisco tem efeito similar ao de alguns medicamentos utilizados para tratar hipertensão, que agem bloqueando a ECA.

Embora tenha muitos benefícios, o chá não substitui as medicações prescritas por médicos. A infusão deve ser utilizada apenas em casos leves e moderados, sempre contando com acompanhamento de um profissional da saúde.

Foto de estoque de Uma mulher de meia-idade sentada no sofá, usando um tonômetro para medir a pressão arterialChá de hibisco pode ser uma alternativa natural contra a hipertensão

Como preparar o chá de hibisco

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa das flores secas de hibisco;
  • 200 a 300 ml de água quase fervente.

Modo de preparo:
Esquente a água e adicione as flores secas de hibisco antes da fervura completa dela. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e consuma quente ou frio.

Importante: as flores não podem ser fervidas junto à água, pois isso pode reduzir a eficácia dos compostos bioativos do chá.

Geralmente, recomenda-se a ingestão de uma a duas xícaras do chá por dia para obter seus benefícios, mas a quantidade ideal varia de acordo com o histórico de saúde e composição corporal de cada pessoa. O consumo exagerado pode causar desequilíbrios hidroeletrolíticos devido ao efeito diurético da bebida.

“A ingestão prolongada ou em alta concentração do extrato de hibisco pode aumentar os níveis de enzimas hepáticas, levando a danos ao fígado”, alerta a nutricionista Paula Veras Coelho, que atua em Brasília.

Contraindicações da bebida

O chá de hibisco não deve ser consumido por gestantes, lactantes ou pessoas com pressão baixa. Mulheres que estão tentando engravidar também devem evitar a infusão, pois a bebida pode interferir na ovulação.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.