Candidatos a vereador mirim debatem propostas nas escolas nesta terça e quarta-feira

Todo o candidato tem suas propostas e com os futuros vereadores mirins não é diferente. Nesta terça (27) e quarta-feira (28), os estudantes que estão concorrendo ao cargo terão a oportunidade de apresentar e debater suas ideias com os eleitores, ou seja, seus colegas de escola. A atividade acontece nas oito instituições participantes do Projeto Vereador Mirim, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Canoas. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Candidatos no Projeto Vereador Mirim apresentaram suas propostas na Emef Leonel Brizola nesta terça-feira (27) | abc+



Candidatos no Projeto Vereador Mirim apresentaram suas propostas na Emef Leonel Brizola nesta terça-feira (27)

Foto: Nicole Goulart/Especial

No ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Governador Leonel de Moura Brizola, no bairro São José, a tarde desta terça-feira foi reservada para ouvir o que os sete dos dez candidatos pretendem defender. Reforma na escola, mais lixeiras, respeito à faixa de segurança e canais de denúncia de bullying foram algumas das ideias apresentadas, junto com o nome e número para votar. 

Além disso, as turmas puderam fazer perguntas aos candidatos para tirar dúvidas sobre como as propostas. Os candidatos também tiveram a oportunidade de questionar seus concorrentes sobre ideias e opiniões. Para encerrar, cada um fez as suas considerações finais. 

Para a eleitora e estudante do 8º ano Kemilin Avero, 16 anos, o debate foi proveitoso. “Eu achei interessante fazerem isso aqui. Eu gostei da proposta sobre ter mais segurança na escola”, comenta. 

Preparar para votar no futuro

A eleição para eleger os vereadores mirim acontece no dia 5 de junho (ver mais abaixo), mas para a diretora da escola, Ana Willms, o projeto também é uma oportunidade de preparar ainda mais os estudantes para o exercício dos seus direitos como cidadão. 

“É preparar para eles votar no futuro também. Eles estão acostumados a fazer eleição aqui na escola. Líder da turma, eles escolhem também o professor regente, então temos aqui na Leonel esse trabalho mais democrático. Tudo é escolhido, mas do Vereador Mirim é a primeira vez que participamos. Estávamos com muita expectativa e muitos queriam se candidatar. Isso me deixou tão feliz porque realmente vemos que o trabalho de incentivo à democracia está dando certo”, comenta. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Os 815 estudantes vão escolher dois vereadores e um suplente para representar a escola e a região na Câmara Municipal. A representatividade fora da instituição é um ponto que a diretora chama a atenção. 

“Eles focaram muito no ambiente escolar. Eles precisam entender que existe um mundo fora da escola. Por isso, eu quis participar do Vereador Mirim para que eles entendam que tem pensar para além dos muros da escola. A questão dos jogos interclasse e entre escolas foi legal porque assim eles também conhecem outros espaços escolares, outras realidades”, frisa. 

A diretora foi responsável pela mediação da atividade. “Preparamos todas as turmas porque sabemos que pode dar polêmica, mas da maneira mais respeitosa possível vamos ouvir, nos posicionar. Acho que deu super certo, de manhã e de tarde”, avalia. Os candidatos foram convidados pela direção para estarem apresentando suas ideias também nos intervalos nos dois turnos. 

Valorização dos estudantes

Segundo a coordenadora de projetos na Secretaria Municipal de Educação (SME), Luana Vieira, a campanha eleitoral e os debates ajudam a valorizar o estudante. “É deles saberem que podem sim ser o que desejarem porque a escola proporciona isso. A escola está justamente para mostrar que eles têm potencial e que podem conseguir”, destaca. 

“As escolas estão muito empenhadas. Os estudantes todos estão muito empenhados. Querem assistir, saber quais são as propostas, e os candidatos também estão muito empolgados. Todos querem propor algo e são propostas que podem ser realizadas”, observa. 

Próximos passos 

Após os debates, os 72 candidatos em oito escolas municipais seguem em campanha até o dia 4 de junho, sendo 43 meninas e 29 meninos. Serão eleitos 21 vereadores e 8 suplentes (um representando cada uma das escolas participantes).

A eleição dos vereadores mirins ocorrerá no dia 5 de junho, das 9 às 16 horas, com uso das urnas eletrônicas. Ao todo, 1.115 estudantes estão aptos a votar. As escolas inscritas são as Emefs Leonel Brizola, Castelo Branco, Assis Brasil, João Palma, Duque de Caxias, Monteiro Lobato, Guajuviras e Edgar Fontoura. 

O Projeto Vereador Mirim 2025 é promovido pela Câmara Municipal de Canoas em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e a Prefeitura de Canoas. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.