Colégio Santos Dumont completa 95 anos de história em Gramado

Uma história que completa 95 anos neste 27 de maio. Nessa data, em 1930, era oficialmente instituído o Grupo Escolar de Gramado, que anos mais tarde se tornou o Colégio Estadual Santos Dumont. Ao longo desse quase um século, a instituição de ensino se tornou espaço de aprendizado e de convivência para milhares de jovens.

CANELA: Parque do Caracol reabre ao público com estrutura revitalizada e novas experiências; veja imagens

Colégio Estadual Santos Dumont completa 95 anos de história em Gramado



Colégio Estadual Santos Dumont completa 95 anos de história em Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Para comemorar o dia especial, os alunos do turno da manhã prestaram homenagens à escola. Os estudantes do ensino médio entoaram os hinos do Brasil, do RS e do colégio, assim como cantaram parabéns e estouraram balões em celebração. Faixas foram colocadas na fachada da escola, que recebe também uma réplica do avião 14-Bis.

SIMBOLISMO: Jovem de Gramado conta sobre preparação e desafios para vencer concurso de 1ª prenda juvenil do RS

Atualmente, a escola conta com 675 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio. São, ao todo, 27 turmas de 1º a 3º ano – 17 delas somente na parte da manhã. Com a missão de ensinar esses jovens, há 36 professores. O quadro de colaboradores conta, ainda, com 12 funcionários, e o grupo diretivo, formado pela diretora Luana Manéa e três vice-diretores.

A diretora conta que, ao longo de todo o ano, atividades em alusão aos 95 anos serão realizadas. Em meados de outubro, uma exposição vai contar a trajetória da escola, através de documentos, uniformes e equipamentos. Nas próximas semanas, como uma forma de aproximação e ajuda à comunidade, uma campanha de arrecadação de alimentos deve iniciar.

Diretora do Colégio Estadual Santos Dumont, Luana Manéa



Diretora do Colégio Estadual Santos Dumont, Luana Manéa

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

“A nossa missão é sempre buscar projetos para que a gente possa integrar os alunos e trazer a realidade deles para dentro da sala de aula. A gente entende que é preciso fazer sentido para eles o que estão aprendendo na escola”, declara a Luana, que está há dez anos atuando no educandário.

  • ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Com o desafio diário de comandar a gestão de uma das maiores escolas da cidade, Luana aponta que é gratificante acompanhar o crescimento das crianças e adolescentes. “Temos um grupo de trabalho muito bom e somos muitos felizes aqui, é a minha segunda casa. Espero que a gente consiga fazer a diferença nesta gestão”, declara a diretora, ao comentar que também é ex-aluna.

MICROMOBILIDADE URBANA: Gramado inicia regulamentação do uso de patinetes e bicicletas elétricas na cidade

Entre as ações desempenhadas, quando era vice-diretora no ano passado, Luana ressalta o retorno da atuação do grêmio estudantil e das feiras escolares, como a de Ciências, que é aberta para toda a comunidade. “A gente quer trazer o protagonismo dos professores, dos alunos, fazer com que as famílias que envolvam na escola”, pontua Luana.

Qual a história do colégio

Quando Gramado não era nem município ainda, existiam três escolas estaduais públicas isoladas, instaladas nas residências dos professores Boaventura Ramos Pacheco, Amélia Bossle Boelter e Emma Ruschel Ferreira Bastos. Nasceu com eles e os alunos o sonho de um único grupo escolar.

EM CANELA: Evento beneficente será realizado para arrecadar recursos para reconstrução da Casa Lar

Após uma campanha comunitária, tiveram o pedido atendido pelo então presidente do Estado do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas. E, em 27 de maio de 1930, o Grupo Escolar de Gramado foi oficializado. O ato solene e aula inaugural aconteceu no dia 14 de junho de 1930, em um prédio alugado localizado em frente à Praça Major Nicoletti – que não existia na época.

Com o nome inicial de Grupo Escolar de Gramado, a escola atuou na comunidade, sempre evolvida e comprometida com a identidade cultural do povo gramadense.

Em 25 de julho de 1940, recebeu o nome que guarda até hoje: Santos Dumont, solicitado pelo então diretor, o professor Hugo Daros. Em 11 de março de 1943, a escola mudou-se para um prédio próprio, na Rua Madre Verônica, adquirido pelo Estado.

PRATICIDADE: Alvarás sanitários podem ser solicitados de forma totalmente on-line em Gramado

Foi então, em 8 de janeiro de 1963, criado o Ginásio Estadual de Gramado, com funcionamento independente do Grupo Escolar Santos Dumont. Já funcionando no atual prédio, na Rua São Pedro, em 12 de fevereiro de 1971, foi dado início ao curso de grau colegial secundário e renomeado de Colégio Estadual de Gramado.

Em 5 de fevereiro de 1979, foram reorganizados e unificados os dois cursos estaduais, formando a Escola Estadual de 1º e 2º graus Santos Dumont, reconhecida oficialmente em 23 de julho de 1980.

Por fim, em 31 de maio de 2000, passou a chamar-se Colégio Estadual Santos Dumont. 

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.