Conheça ferramenta que ajuda empresas na adaptação da nova NR-1; veja como obter diagnóstico gratuito

A nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece diretrizes para a gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), que entraria em vigor em 26 de maio, teve efeito prorrogado para 2026. Uma das principais mudanças na normativa é a obrigatoriedade da avaliação dos riscos psicossociais no ambiente organizacional.

Ferramenta on-line é gratuita | abc+



Ferramenta on-line é gratuita

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

LEIA TAMBÉM: Inmet coloca o Sul do Brasil em alerta vermelho para frio com risco à saúde

Mesmo com tempo maior para adequação, as empresas precisam seguir atentas na proteção da saúde integral dos colaboradores, além, claro, das tradicionais análises de danos físicos ou ergonômicos.

Atenta ao cenário, a Sant Saúde, hub de medicina que nasceu em Novo Hamburgo, desenvolveu uma ferramenta on-line gratuita que ajuda a diagnosticar o nível de conformidade das empresas com as principais normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

A iniciativa foi lançada em 15 de abril e já conta com mais de 50 empresas participantes. Segundo o hub de saúde, o objetivo é fazer um mapeamento das empresas gaúchas. O diagnóstico inclui outras cinco dimensões: ergonomia (NR-17), gestão de riscos psicossociais (ISO 45003), saúde Mental e qualidade de vida, prevenção de acidentes e doenças e o que diz respeito ao comprometimento da liderança.

“O principal desafio das empresas é reconhecer a necessidade de uma mudança de mentalidade em relação às relações de trabalho,
o que implica promover transformações culturais, implementar programas de apoio e criar ambientes laborais mais seguros e
saudáveis. As organizações que compreendem que isso impulsiona a produtividade, o engajamento e a satisfação dos colaboradores não
só atendem às exigências legais, mas colhem benefícios financeiros significativos”, explica o médico do trabalho, André Castro.

FIQUE DE OLHO: BEBÊ REBORN: Quando boneca pode virar problema de saúde mental? Psicanalista explica

A NR-1

Este ano a normativa tem um caráter educativo, as “punições” para empresas que não cumprirem as medidas passam a valer em maio de 2026. O Ministério do Trabalho e Emprego poderá então aplicar multas em casos de metas excessivas, jornadas extensas, assédio moral, ausência de suporte, condições precárias de trabalho, entre outras situações. Lembrando que a fiscalização já ocorre.

Conforme o Ministério da Saúde, os transtornos mentais já configuram a terceira principal causa de afastamentos do trabalho no País. Destaque para a ansiedade responsável por mais de 141 mil licenças médicas, entre 2020 e 2024 o número de casos aumentou mais de 400%.

VEJA AINDA: GRAMADO SUMMIT: Confira as atrações do espaço voltado ao universo geek

Como acessar

O acesso é pelo site: www.santsaude.com.br/diagnostico. Após responder ao questionário on-line, em poucos minutos é traçado um panorama
sobre como está a gestão de saúde e segurança organizacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.