Frio extremo pode prejudicar o seu jardim: 5 dicas para proteger as suas plantas do pior

As plantas podem não falar, mas também sofrem com as temperaturas extremas, inclusive durante os dias mais frios. Com a chegada de uma onda polar, que pode trazer até neve para partes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é bom ficar de olho em como garantir que elas continuem saudáveis.

CONFIRA: NEVE: Bolsão de ar gelado causa nevasca na Argentina e avança para o RS; Metsul fala em “início precoce do inverno”

Plantas também sofrem com as temperaturas extremas, inclusive nos dias frios | abc+



Plantas também sofrem com as temperaturas extremas, inclusive nos dias frios

Foto: Freepik

O frio extremo, que pode trazer temperaturas negativas entre 3ºC e 5ºC, chega ao RS nesta quarta-feira (28). As baixas temperaturas podem causar problemas de saúde, ou exacerbar os já existentes, em humanos e também nos pets. Nas plantas, o efeito também pode ser devastador.

LEIA TAMBÉM: FRIO EXTREMO: Baixas temperaturas trazem riscos à saúde; entenda quando você deve ficar em alerta

Um dos principais movimentos, que pode deixar as plantas mais resistentes, é evitar que elas fiquem expostas ao frio, colocando-as em áreas internas ou cobertas. Já as que precisam ficar na rua ou em pátios, o principal é evitar regar durante a noite por conta da possibilidade de geada.

Para ter certeza de que as plantas não vão sofrer com o frio, os permissionários do Mercado de Flores da Central de Abastecimento (Ceasa) de Campinas Vanderlei Bueno, em São Paulo, deixaram cinco dicas:

ENTENDA: Frio polar pode ser mortal para humanos: 9 dicas contra os perigos das baixas temperaturas à saúde

5 dicas de como cuidar das plantas no frio:

1. Não regue tanto

Durante as épocas mais frias, regar com muita frequência pode prejudicar as plantas, já que o excesso de água é ruim para elas.

Ainda, isso pode contribuir para a maior proliferação de fungos, que causam o apodrecimento das raízes. A dica principal é criar intervalos mais longos entre uma rega e outra.

FIQUE POR DENTRO: Não deixe o seu pet sofrer! 7 cuidados essenciais para proteger cães e gatos do frio

2. Regue sempre no período da manhã

O horário mais recomendado para regar as plantas é pela manhã. Desta forma, elas poderão evaporar a água que não foi absorvida durante o dia. Isso evita o acúmulo de umidade que pode causar a proliferação de fungos.

Ainda, caso elas estejam em um local menos protegido do frio, a rega jamais deve ser pela noite, por conta do risco de geadas.

3. Chega de adubar?

As plantas ficam em estado de dormência no período mais frio. Assim, não é preciso adubar, já que o metabolismo delas fica lento e impede que os nutrientes sejam absorvidos.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

4. Favoreça a luz natural

Muito além dos tempos frios, os dias tendem a ficar cada vez mais nublados com a chegada do inverno, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil.

Nessas épocas, é importante deixar a planta próxima de uma fonte de luz natural, como nas portas ou janelas. Desta maneira, ela consegue fazer a fotossíntese com mais facilidade, continuando saudável.

5. Momento da poda

Se está esperando o momento certo para podar as plantas, a hora é agora. Isso porque elas estão em um estado de dormência e, assim, “não sofrem tanto”, explicam.

O recomendado é fazer a poda de limpeza tradicional, removendo as folhas secas, amareladas ou apodrecidas. Assim, também diminui as chances de pragas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.