Governo Trump paralisa vistos de estudante e quer filtro em redes sociais, diz site

O governo de Donald Trump deu mais um passo no cerco às universidades dos Estados Unidos ao suspender temporariamente o agendamento de novas entrevistas para vistos estudantis, afirmou o site Politico nesta terça-feira (27).

Segundo memorando assinado pelo secretário de Estado Marco Rubio e obtido pelo veículo americano, todas as seções consulares do país foram instruídas a interromper a marcação de entrevistas para os vistos F, M e J, categorias destinadas a estudantes de graduação, cursos técnicos e programas de intercâmbio.

Ainda de acordo com o Politico, a suspensão é parte de uma preparação para a implementação de checagens obrigatórias de redes sociais de todos os candidatos a esses vistos.

A exigência representa um aperto ainda maior das medidas contra universidades, que já previam triagens seletivas, sobretudo voltadas a estudantes que retornavam aos EUA e tinham histórico de participação em protestos, em especial os relacionados aos ataques de Israel em Gaza.

“As seções consulares não devem adicionar novas vagas para vistos de estudante ou intercâmbio até nova orientação, que deve ser emitida nos próximos dias”, diz o documento diplomático citado pelo Politico.

O memorando não especifica quais critérios serão usados na checagem, mas menciona ordens executivas que visam impedir a entrada de “terroristas” e combater o antissemitismo. Não está claro, por exemplo, se publicar uma foto da bandeira da Palestina nas redes sociais seria suficiente para que um estudante tenha um pedido de visto rejeitado.

A medida também dá continuidade a uma série de ações da Casa Branca contra instituições como Harvard, que têm sido acusadas de ser “liberal demais”. Após revogar a certificação do programa de vistos da Universidade Harvard recentemente, o governo Trump estaria estudando cortar totalmente o financiamento público à universidade.

Segundo informações do governo dos EUA, até o fim de 2024 havia mais de 41 mil estudantes brasileiros com vistos ativos.

The post Governo Trump paralisa vistos de estudante e quer filtro em redes sociais, diz site appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.