Projeto que busca deixar a arte mais democrática lança livro em Novo Hamburgo

Foi lançado na noite desta terça-feira (27), na Universidade Feevale, o livro Mesa de Arte na Praça – Práticas de coletividade e ação artística em movimento. A obra, idealizada pelo Coletivo A4 Falando em Arte, conta em detalhes os passos do projeto, que tem a adesão de quase 200 artistas do Vale do Sinos no esforço democratizar o acesso à arte e dar visibilidade aos participantes.

Lançamento do livro Mesa de Arte na Praça - Práticas de coletividade e ação artística em movimento | abc+



Lançamento do livro Mesa de Arte na Praça – Práticas de coletividade e ação artística em movimento

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

“Cada artista doou duas imagens, reproduzidas em folhas A3”, conta uma das idealizadoras, Magna Sperb. Ela conta que o público, sempre em praças de municípios no Vale do Sinos, se espanta quando fica sabendo que podem levar um pedacinho de cada obra para casa. “Essa era nossa intenção. Democratizar a arte, fazer com que possa chegar para todas as pessoas, não apenas a elite.”

Magna conta que muitas artes foram emolduradas nas paredes das pessoas. “Os artistas sentiam orgulho em falar dos seus trabalhos. Esse empoderamento é muito importante”, completa.

  • CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Além de Magna, fazem parte do coletivo Ana Hauschild, Andrea Hilgert e Simone (Bala) Blauth. Bala explica que os artistas se encontram por acaso, um falando para o outro. “As coisas boas se espalham, o contato foi real.” Segundo ela, a escolha pelo varal como forma de exposição foi para aumentar a realidade. “O varal tem uma cara mais singela, tira a sensação de virtual e traz para o real”, completa

Lançamento na UFRGS

Na sexta-feira (30), das 16 às 18 horas, o lançamento ocorrerá no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Rua Senhor dos Passos, 248, sala 602, em Porto Alegre. As integrantes do Coletivo A4 Falando em Arte também irão apresentar o projeto e participar do bate-papo com mediação do doutorando Diego Hasse e da professora Lilian Maus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.