Tratamento a laser traz alívio para pacientes com varizes

As varizes, veias dilatadas e tortuosas afetam cerca de 38% das mulheres e 25% dos homens brasileiros. Essa condição vai muito além do incômodo estético: são sintomas de uma doença venosa crônica e progressiva. Para quem convive com dores, inchaço e sensação de peso nas pernas, a boa notícia é que os tratamentos evoluíram — e hoje é possível eliminar até casos avançados com tecnologia a laser, sem cortes, sem cicatrizes e com retorno rápido à rotina.

Técnica 4S de tratamento de varizes é uma das possibilidades para melhorar o aspecto visual | abc+



Técnica 4S de tratamento de varizes é uma das possibilidades para melhorar o aspecto visual

Foto: Divulgação

O principal método utilizado é a técnica ATTA (Ablação Térmica Total Assistida), que usa laser endovenoso para selar as veias doentes. O procedimento é realizado sob anestesia local associada à técnica da sedação consciente com óxido nitroso, ou ainda com sedação leve — semelhante à aplicada em exames como endoscopia —, permitindo alta em poucas horas.

“Com os avanços da tecnologia, conseguimos tratar 100% das varizes com laser, eliminando a necessidade de cirurgias invasivas com cortes e arrancamento de veias. Realizar esse tratamento em nosso centro cirúrgico ambulatorial próprio traz muito mais comodidade aos pacientes”, afirma o médico Claudio Nhuch, que atua na Clínica Vascullar – pioneira na realização do tratamento de varizes a laser fora do ambiente hospitalar. A inovação é possível graças à estrutura própria da clínica, que conta com um centro cirúrgico ambulatorial homologado pela Vigilância Sanitária, após um investimento de R$ 4 milhões.

Segundo a médica Ana Carolina Costa, sócia da clínica, os investimentos em estrutura e equipamentos de última geração proporcionam diagnósticos e tratamentos ainda mais precisos. “Utilizamos recursos como a termografia, que capta a atividade térmica das veias, e a realidade aumentada, que mapeia com precisão as estruturas venosas. Isso facilita o planejamento e o acompanhamento dos tratamentos”, destaca.

Outro diferencial é a Sessão 4S, que alia laser transdérmico e escleroterapia realizados simultaneamente por dois cirurgiões vasculares. A estrutura tecnológica duplicada, somada ao conforto da sedação consciente, permite tratar múltiplas veias em uma única sessão.

Importante lembrar: varizes são um problema de saúde que requer atenção médica. O diagnóstico precoce e o acompanhamento especializado são essenciais para prevenir complicações como trombose, úlceras e manchas na pele.

O que são varizes?

As varizes são veias dilatadas, tortuosas e com mau funcionamento, geralmente visíveis nas pernas. Elas surgem quando as válvulas dentro das veias, que ajudam a empurrar o sangue de volta ao coração, param de funcionar corretamente. Como resultado, o sangue se acumula nas veias, fazendo com que elas aumentem de tamanho e fiquem visíveis sob a pele. É importante saber que varizes não têm cura definitiva, mas têm tratamento eficaz. E quanto antes forem diagnosticadas e tratadas, melhor o prognóstico, e menos invasivas são as opções de tratamento.

Quais são os sintomas mais comuns das varizes?

Dor ou queimação nas pernas; inchaço, principalmente no fim do dia; sensação de peso ou cansaço; coceira e câimbras; manchas escuras na pele.

As varizes podem causar complicações? Entre as complicações possíveis estão a trombose venosa; úlceras varicosas (feridas de difícil cicatrização); e embolia pulmonar (em casos graves e raros).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.