Red Bull Bragantino atrai time da Champions para estádio provisório – entenda projeto

A poucos meses do fim de 2023, o Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, recebia a final entre Ferroviários Atlético Clube e Tuiuti Futebol Clube pelo campeonato amador da cidade. Alguns anos e umas dezenas de milhões de reais depois, a casa temporária do Red Bull Bragantino se prepara para receber um time da Champions League, principal torneio de clubes do mundo.

O alemão RB Leipzig enfrentará o Santos em Bragança nesta quarta-feira (28), em uma partida amistosa que reúne, do lado alemão, 16 atletas já convocados para suas seleções nacionais.

A vinda do Leipzig como uma ação de marketing foi costurada pelo seu clube-irmão no Brasil, o Red Bull Bragantino, em uma concorrência que envolvia praças no Japão, na Austrália e na África do Sul. Leipzig e Bragantino são controlados pela divisão de esportes da companhia que criou a popular bebida energética.

  • Leia também: Santos fará amistoso com Leipzig no meio da temporada sob peso de Neymar
  • Leia também: Klopp, chefe global da Red Bull, recebido pelo Bragantino em janeiro

A ideia do Bragantino é atrair atenção à sua operação no Brasil e dar uma mostra do potencial de um projeto da Red Bull na região. O Leipzig, principal clube da marca no mundo, saiu da quinta divisão do futebol alemão em 2009 para se tornar uma figura carimbada na Champions League nos últimos anos. “É como se fosse uma amostra grátis”, diz o CEO do Red Bull Bragantino, André Rocha.

Imagem aérea do Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, casa provisória do Red Bull Bragantino, antes da reforma (Foto: Álvaro Ramalho/BP Drones)

“Mostra antes de mais nada que fazemos parte de uma organização unida e coordenada. Esse é o primeiro ponto. O segundo é que temos instalações capazes de rivalizar com instalações de fora”, afirma Rocha. “O terceiro é a capacidade de organização, a mobilização que meu time [de gestão] foi capaz de empenhar.”

Reformas e estádio provisório

Parte das instalações a que Rocha faz menção estão em mudança. O Red Bull Bragantino iniciou as obras para transformar o seu estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança, em uma arena. A ideia é que a nova estrutura seja mais moderna e adequada a receber jogos de torneios continentais organizados pela Conmebol, que demandam capacidade de 20 mil pessoas nos estádios.

Segundo Rocha, ainda não há um projeto executivo fechado e os valores da obra não estão fechados. O compromisso, no entanto, é de que a arena seja a mais eficiente na relação custo por cadeira do Brasil.

Por enquanto, há uma concorrência em curso para a demolição da estrutura do antigo estádio ao mesmo tempo em que o clube atua junto à prefeitura de Bragança para conseguir licenças de demolição e terraplanagem. No cronograma mais otimista, as duas etapas seriam finalizadas até o fim do ano, mas há chance de que a terraplanagem fique para 2026. A obra deve demorar quatro anos depois disso.

Imagem aérea do Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, casa provisória do Red Bull Bragantino, após sua reforma (Foto: Álvaro Ramalho/BP Drones)

Um escritório interno da própria Red Bull é responsável pelo projeto arquitetônico. No Brasil, outros ficam a cargo pelo projeto executivo.

“Queremos fazer um estádio para 20 mil pessoas e 100% coberto. Será gramado natural, disso não abrimos mão. Totalmente circundado de camarotes”, explica Rocha. Todo o perímetro do estádio será circundado por camarotes, que devem somar 70, o dobro do estádio provisório montado pelo Red Bull Bragantino.

É justamente neste espaço provisório que jogará o RB Leipzig na quarta-feira. A reforma feita com estruturas de SteelFrame — fabricadas pela companhia SteelCorp, de Roberto Justus — é uma parceria com a prefeitura e será mantida após a saída do RB Bragantino do estádio.

O projeto da casa temporária do clube foi orçado em R$ 22 milhões, mas gastos aumentaram em 30%, para algo próximo de R$ 28 milhões devido a adequações no projeto original. No Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, a capacidade de camarotes já havia dobrado em relação ao antigo Nabi Abi Chedid.

The post Red Bull Bragantino atrai time da Champions para estádio provisório – entenda projeto appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.