Secretária do MTur apresenta agendas prioritárias na OCDE durante missão em Paris

(Divulgação/MTur)

O encontro teve como objetivo alinhar as agendas do G20, presidido pelo Brasil, com as discussões da OCDE (Divulgação/MTur)

A secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Lopes, liderou a missão brasileira em Paris, entre os dias 24 e 25 de outubro, durante a reunião do Comitê de Turismo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro teve como objetivo alinhar as agendas do G20, presidido pelo Brasil, com as discussões da OCDE, visando fortalecer as prioridades do setor turístico.

Durante a reunião, foram discutidos os resultados das reuniões do G20, incluindo a Declaração de Belém, que pede apoio de instituições multilaterais para aumentar o financiamento ao turismo sustentável e promover a resiliência climática e o desenvolvimento das comunidades locais. Ana Carla Lopes ressaltou a importância de harmonizar as agendas: “É muito importante harmonizarmos a agenda do G20 com as discussões da OCDE, assim ganhamos força nas agendas prioritárias do Turismo.”

A secretária destacou também o potencial da OCDE para contribuir com o desenvolvimento do turismo no Brasil, especialmente na formulação de políticas públicas e na governança estatal e empresarial. “Temos planos de estreitar as relações com a Organização e firmar parcerias que possibilitem o aproveitamento da expertise dessa Organização em prol do desenvolvimento social do nosso país”, afirmou.

Ana Carla convidou a OCDE para apresentar suas atividades aos membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT), com o intuito de compartilhar dados e estudos sobre tendências em políticas públicas de turismo.

Além disso, os participantes do encontro abordaram a importância do turismo na ação climática e a necessidade de integrar objetivos ambientais nas políticas e programas do setor. Ana Carla concluiu, afirmando que o Brasil está comprometido com a sustentabilidade no turismo, especialmente com a realização da COP 30 no próximo ano: “Estamos ainda mais atentos e comprometidos com a questão da sustentabilidade no turismo, focando em políticas que garantam uma atividade cada vez mais responsável com o ambiente em que ela se desenvolve.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.