Ataque a tiros em Canoas termina com três adolescentes mortos e mais um ferido

O silêncio tristemente rompido pelo barulho dos tiros de calibre 9 milímetros; a tranquilidade quebrada por gritos, primeiro das vítimas, após isso lamentos de pais, mães e responsáveis.

Policiamento ostensivo reforçado pela Brigada Militar (BM) desde a tarde deste domingo (9), quando aconteceu o crime, no bairro Mathias Velho



Policiamento ostensivo reforçado pela Brigada Militar (BM) desde a tarde deste domingo (9), quando aconteceu o crime, no bairro Mathias Velho

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.

Após um mês de janeiro atípico, a violência voltou a explodir em Canoas na tarde deste domingo (9), quando um atentado a tiros vitimou três adolescentes e deixou mais um baleado. Foi quase uma chacina.

Segundo a Polícia Civil, havia seis menores no pátio de uma casa, na Rua Nossa Senhora da Conceição, no bairro Mathias Velho, no meio da tarde deste domingo. O sol era quente quando um carro parrou em frente ao local e quatro homens desceram atirando.

Acabaram mortos três adolescentes com idades 13, 15 e 17 anos. Outro de 16 foi baleado, mas resistiu. Ele acabou socorrido e encaminhado para a emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Também como testemunha, houve um menor que escapou no momento em que começaram os tiros e saiu ileso, sem nenhuma marca ou arranhão.

Mentira

Conforme a Polícia Civil, ao contrário do que acabou escrito e propagado, por meio das redes sociais, logos após o triplo homicídio, não houve criança de 5 anos morta ou ferida durante o ataque.

Investigação

O caso é apurado desde a noite deste domingo pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Canoas, que procura por pistas que possam levar à identidade dos suspeitos.

Segundo a delegada Graziela Zinelli, que responde pela Homicídios, ainda não há suspeitos para o crime e também não se sabe a motivação que levou os criminosos a cometer um ataque com tamanha violência.

“Eles poderiam ter matado todo mundo que estava no pátio”, lamenta. “Continuamos em busca de elementos que possam levar à identificação de um suspeito”.

Graziela aponta que somente um dos adolescentes na casa possuía antecedentes criminais. Porém, não teriam sido achadas armas ou drogas no local, o que indicaria relação do caso com o tráfico de drogas e entorpecentes.

“Não podemos dizer muito, porque a investigação está no começo, mas não há algo que indique, pelo menos, por enquanto, a motivação por trás do ataque”.

Mais violência

Canoas registrou em 2025 o janeiro menos violento desde 2021. Foram três homicídios, conforme apontamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O número representa uma redução de 75% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando houve 12 mortes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.