BYD anuncia integração de IA da DeepSeek em software de seus veículos elétricos

A BYD vai habilitar recursos avançados de assistência ao motorista em quase todos os seus futuros modelos sem custo adicional para os compradores, como parte de uma estratégia para desafiar a Tesla e rivais domésticos no competitivo mercado de veículos elétricos da China.

O fabricante tornará seu sistema de assistência ao motorista, chamado God’s Eye, padrão em veículos com preços a partir de 100.000 yuan (US$ 13.688) na China e o incluirá em vários modelos de menor custo, como o popular hatchback Seagull. A BYD também planeja integrar software da DeepSeek, a startup chinesa que surpreendeu os mercados com seu modelo de IA de código aberto, anunciou nesta segunda-feira (10), sem especificar quando isso ocorrerá.

A condução assistida é um dos principais campos de batalha para os fabricantes de automóveis na China. A BYD busca fechar a lacuna tecnológica com rivais mais avançados, como a Xpeng, e a decisão de implementar os recursos até em seus modelos mais acessíveis visa impulsionar ainda mais as vendas.

Este ano “será o primeiro de condução inteligente para todos”, disse o presidente da BYD, Wang Chuanfu, durante um evento na sede da empresa em Shenzhen. “Isso se tornará um item indispensável nos próximos dois a três anos, assim como um cinto de segurança ou um airbag.”

Apresentado pela primeira vez em 2023, o God’s Eye utiliza diferentes câmeras e sensores de radar para auxiliar os motoristas com recursos como estacionamento com manobrista, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automatizada.

A China, o maior mercado automotivo do mundo, adotou recursos de suporte ao motorista como poucos outros lugares, com a maioria dos fabricantes oferecendo tecnologia que varia entre os níveis 2 e 3 — proporcionando aos motoristas certos graus de apoio em tarefas como direção e frenagem. A Tesla aguarda a aprovação de Pequim para iniciar testes de recursos que comercializa como Condução Autônoma Total, que requer supervisão constante. A BYD também afirmou ter obtido a primeira licença de teste de condução assistida de nível 3 da China.

A BYD, que vendeu mais de 4 milhões de carros no ano passado, aposta em sua escala, acesso a dados e em sua equipe de engenheiros de software para obter uma vantagem competitiva. Veículos com um sistema semelhante de outras marcas geralmente são vendidos por mais de 150.000 yuan, enquanto alguns fabricantes cobram taxas adicionais para habilitar recursos de assistência ao motorista. O God’s Eye será disponibilizado em carros com preços a partir de 69.800 yuan.

Os investidores estão acompanhando de perto os planos da BYD para carros inteligentes, após a montadora prometer no ano passado investir 100 bilhões de yuan para desenvolver tecnologia avançada. As ações subiram 21% em Hong Kong na semana passada, com a expectativa de que a empresa fornecesse uma atualização otimista sobre sua tecnologia. A meta é entregar até 6 milhões de veículos este ano e a empresa liderou uma intensa guerra de preços que pressionou rivais menores.

Após se comprometer totalmente com veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in em 2022, a BYD tem se concentrado na atualização de seus sistemas de propulsão. No ano passado, apresentou híbridos capazes de percorrer mais de 2.000 quilômetros e espera lançar o sucessor de suas baterias de fosfato de ferro e lítio Blade este ano, o que pode aumentar a autonomia, acelerar o carregamento e melhorar a durabilidade.

© 2025 Bloomberg L.P.

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