O que é um carro considerado resto de rico? 

Os brasileiros, em geral, tendem a endeusar carros de luxo e marcas premium. Quer seja pela vontade de um dia ter um modelo mais refinado ou pelo próprio status que esse tipo de veículo dá. Contudo, para a massa menos abastada da sociedade, a solução pode ser um resto de rico. Mas, afinal, o que é um carro resto de rico? 

O que é um carro resto de rico?

O termo, comumente usado na internet, designa carros de marcas de luxo que já rodam bastante, provavelmente estão no terceiro ou quarto dono e já atingiram um preço convidativo. Ou seja, pelo mesmo preço de um hatch popular zero km, é possível andar de resto de rico.

Mas esse termo “resto de rico” surgiu pelo fato de que, um dia, quem comprou aquele carro era, de fato, rico. Afinal, modelos de marca de luxo custam muito mais caro do que modelos generalistas, exigem manutenções mais caras e tem um custo total mais alto. Por isso, se tornam menos acessíveis quando novos.

bmw resto de rico
BMW Série 3 [divulgação]

Entretanto, a alta desvalorização de um carro resto de rico o torna acessível depois de um tempo. Por isso, eles são bem procurados no mercado de usados. 

Que carro é considerado resto de rico?

Qualquer carro de marca de luxo como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Jaguar, Land Rover, Volvo, Porsche, Lexus, entre outras, depois de bons anos de uso é considerado um resto de rico. Eles atingem esse status no momento em que o preço fica abaixo de R$ 100 mil e tem mais de dez anos.

Audi A3 primeira geração de frente
Audi A3 [divulgação]

Um exemplo muito comum de resto de rico é o Porsche Cayenne. É possível encontrar facilmente modelos entre 2006 e 2008 custando na faixa de R$ 70 mil. Ou seja, você pode levar um Porsche legítimo com doses cavalares de couro e motor V6 pelo mesmo preço de um Renault Kwid. 

O Audi A3 de primeira geração é um conhecidíssimo resto de rico. Modelos 2002 são encontrados por módicos R$ 15 mil. Já o Lexus CT200h, um hatch híbrido com motor de Corolla, é visto na faixa dos R$ 80 mil para as primeiras unidades importadas para o Brasil (2016).

Lexus CT200h dourado de frente
Lexus CT200h [divulgação

Mas você também pode ter um resto de rico que não é de uma marca de luxo. Modelos da Volkswagen como, por exemplo, Passat CC, Touareg e os primeiros Tiguan atingem esse status. Assim como o Chevrolet Omega australiano, os Ford Explorer e Edge, além de modelos mais refinados da Hyundai, como Equus e Genesis.

Tenho que ter algum cuidado extra com um resto de rico? 

Não é porque você pagou R$ 80 mil em um Porsche Cayenne que ele terá manutenção fácil. Afinal, trata-se de um carro com quase 20 anos de uso. Peças de desgaste provavelmente terão de ser trocadas, um jogo de pneus para o tamanho de roda e especificações que esse tipo de carro usa, ainda é muito caro.

Porsche Cayenne de primeira geração de frente em uma estrada resto de rico
Porsche Cayenne [divulgação]

Por isso, pense na seguinte lógica: não é porque o seu preterido resto de rico custa hoje o mesmo que um Renault Kwid, que ele terá manutenção de Kwid. Sempre leve em consideração o preço zero desse carro. Ou seja, se o usado vale R$ 80 mil, o custo de manutenção ainda é de um caror de R$ 900 mil.

As peças são muito mais caras, a manutenção necessária é feita em locais específicos (que por consequência são mais caros), além de exigir logo de cara a troca de alguma peça de desgaste. Há modelos com problemas crônicos que custam fortunas, especialmente restos de rico com suspensão pneumática. 

Volkswagen Passat CC cinza de frente resto de rico
Volkswagen Passat CC [divulgação]

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