Embratur busca ampliar conectividade aérea na Routes Americas 2025

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

A Embratur participa da feira Routes Americas 2025, que acontece de 10 a 12 de fevereiro em Nassau, nas Bahamas. O evento reúne companhias aéreas, aeroportos e representantes do setor para discutir novas rotas e oportunidades de expansão da conectividade aérea no continente. Em parceria com a Associação Brasileira de Aeroportos (ABR), a Embratur apresenta os atrativos do Brasil no estande Visit Brasil. Esta é a segunda vez que a Agência tem um espaço próprio na feira, após a edição de 2024 em Bogotá, Colômbia. A previsão é que o evento ocorra no Brasil em 2026.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância da participação brasileira. “Alcançamos em 2023 e 2024 um crescimento na conectividade do Brasil muito acima da média global, o que nos permitiu atingir recordes de voos, chegada de turistas e receitas com turismo. Agora vamos para a Routes com o PATI como principal política de atração de novas rotas”, afirmou.

O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), criado em 2024, tem como meta aumentar a oferta de assentos em voos internacionais para o Brasil. A iniciativa prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos e a realização de editais regionais. O primeiro edital de 2025 será voltado à atração de voos para o Nordeste.

Além da ABR, a Embratur conta com a parceria do Ministério do Turismo (MTur) e do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Concessionárias de aeroportos como Aeroportos Brasil Viracopos, BH Airport, CCR Aeroportos, GRU Airport e Zurich Airport Brasil participam como coexpositoras.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça a relevância da conectividade aérea. “Em 2024, superamos a marca de 6,7 milhões de turistas internacionais e a conectividade aérea é essencial para avançarmos na atração de mais visitantes. Na Routes Americas, com o PATI, vamos demonstrar o quanto o Brasil está preparado para receber mais turistas”, disse.

Em 2024, o Brasil registrou 64.620 voos internacionais, com capacidade para 15,2 milhões de passageiros, um crescimento de 18,4% no número de voos e 18,7% no total de assentos em relação a 2023. Do total de 6,7 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o país no último ano, 4,5 milhões chegaram de avião, um aumento de 18,8%.

A Routes Americas está em sua 18ª edição e reúne 90 companhias aéreas. O evento prevê mais de 3 mil reuniões entre aeroportos e destinos para discutir novas rotas e fortalecer a conectividade aérea na região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.