Museu Oscar Niemeyer foi o último museu visitado no Brasil por 48% dos entrevistados

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas (Divulgação/Museu Oscar Niemeyer)

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas (Divulgação/Museu Oscar Niemeyer)

Aproximadamente 48% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa nacional responderam que o Museu Oscar Niemeyer (MON) foi o seu último museu ou exposição visitada no Brasil. O MON também foi citado como espaço cultural mais visitado na capital paranaense. O levantamento “Quais são os hábitos culturais dos brasileiros?” foi feito pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Instituto Datafolha e patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale.

“Esta constatação, além de ratificar o trabalho de toda a equipe do Museu Oscar Niemeyer, nos confere uma grande responsabilidade que vai muito além de ser um equipamento de lazer ou entretenimento, mas que tem a missão de educar, fornecendo conteúdo e experiências e contribuindo com a formação de repertório de seu público”, afirma a diretora-presidente.

A pesquisa também apontou que 34% das pessoas ouvidas em Curitiba acessaram museus no último ano. Isso mostra que a cidade está um pouco acima da média nacional, atualmente em 29%. Quando a pergunta foi qual o espaço cultural mais frequentado, o MON ficou em primeiro lugar no ranking.

Números atuais

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Este número é 41% superior ao total de 2023, que havia sido de 503 mil visitantes. Do total de visitas em 2024, 75% representam ingressos gratuitos.

Durante o ano, foram mais de 50 mil pessoas atendidas, em aproximadamente 160 atividades educativas ofertadas pelo museu. Um dos destaques recentes é a realização do “MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON”, o primeiro parque de esculturas interativas do Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.