Estação São Leopoldo da Trensurb recebe Feira de Economia Solidária até sexta

Ocorre até sexta-feira (14), na Estação São Leopoldo da Trensurb, a Feira de Economia Solidária. Três grupos de artesãos terão a oportunidade de expor e vender seus trabalhos ao longo da semana. A ação está sendo realizada no saguão, das 9 às 17 horas. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), em parceria com a Trensurb.

Essa é a primeira feira em 2025, mas o evento já ocorre há três anos no espaço, duas semanas por mês, de fevereiro a dezembro



Essa é a primeira feira em 2025, mas o evento já ocorre há três anos no espaço, duas semanas por mês, de fevereiro a dezembro

Foto: Eduarda Toledo/ Prefeitura de São Leopoldo

Essa é a primeira feira em 2025, mas o evento já ocorre há três anos no espaço, duas semanas por mês, de fevereiro a dezembro. A próxima edição será entre os dias 24 e 28 deste mês. Cerca de 30 artesãos se dividem durante os dois períodos mensais para exibir suas confecções.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Sueli Angelita da Silva, 57, Presidente da Associação dos Artesãos da Feitoria, é uma das expositoras. Há 30 anos ela trabalha com artesanato e vê o evento como uma forma de divulgar o seu trabalho. “Aqui eu consigo acessar novos clientes, já que muitas pessoas circulam pelo trem, inclusive vindo de outras cidades. Estarmos aqui, em um local central, impulsiona nossas vendas”, comenta.

Nessa semana ela está dividindo o espaço com outras duas profissionais. Uma delas é Marta Regina Corrêa, 66, coordenadora do projeto Mãos e Sonhos, que ocorre na Paróquia São João Batista, no Arroio da Manteiga. Por meio desse trabalho, ela ensina os primeiros passos da costura a mulheres da comunidade. “A feira ajuda a divulgar os materiais que produzimos e também contribui para nossa independência financeira”, relata.

LEIA TAMBÉM: Estiagem preocupa, mas racionamento ainda não é hipótese em São Leopoldo, diz Semae

Eventos como esse auxiliam para o desenvolvimento da economia local, de forma cooperativa e participativa, como explica o chefe de Economia Solidária da Sedettec, Sulino Camargo. “Esta é mais uma oportunidade para que os artesãos de São Leopoldo possam vender seus produtos e gerar renda. Além desta ação, nós abrimos espaços para eles em todos os eventos onde a prefeitura está inserida, como a 1° Feira de Páscoa, a Feira do Peixe e a São Leopoldo Fest. Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo”.

Segundo o gestor, no que se refere a Feira, a secretaria auxilia na oficialização do espaço junto a Trensurb e em necessidades específicas que os artesãos possam ter. “Por ser uma ação comunitária importante, a Trensurb fornece um local nobre de forma gratuita para que o evento seja um sucesso”, acrescenta.

VIU ESTA?: Status Club de volta? Antiga casa de baile tem novo dono e abre com Rainha Musical; veja a programação

O município de São Leopoldo possui uma lei que institui a economia solidária, o que permite planejar e executar ações de assistência aos artesãos da cidade. Além disso, há também um Fórum voltado ao tema, que promove cursos aos artesãos, e a prefeitura auxilia na captação e execução dessas iniciativas. “Em maio teremos uma oficina do Artesanato de Fibra que é promovida por uma ONG ligada ao governo do Estado. Serão dois dias de imersão em novas técnicas e designs”, relata Sulino. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.