Lula teme que Trump influencie recuo dos países ricos no combate à crise climática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (12) que a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode dificultar o compromisso dos países ricos com o combate à crise climática. 

Em entrevista à rádio Diário FM, de Macapá (AP), Lula criticou as recentes decisões do governo norte-americano, que, segundo ele, representam um retrocesso nas políticas ambientais.

“Pelo comportamento do presidente americano, eu acho que vai ficar cada vez mais difícil os países ricos quererem se comprometer a ajudar a salvação do planeta”, afirmou Lula em entrevista a uma rádio de Macapá (AP).

Lula fazia referência a medidas adotadas por Trump desde sua posse, há menos de um mês, como o início do processo de retirada dos EUA do Acordo de Paris e o incentivo ao uso de canudos de plástico.

Lula ainda pontuou que essas dificuldades deverão ganhar destaque na COP 30, prevista para novembro, em Belém (PA).

“Queremos discutir seriamente o financiamento. Vão financiar ou não? Na COP de 2009, eu fui e lá os países prometeram dar US$ 100 bilhões para que os países que tivessem floresta em pé mantivessem as florestas em pé. Não deram. Depois, prometeram 300 bilhões. Não deram”, completou.

O presidente destacou que, segundo estimativas recentes, seria necessário um repasse de US$ 1,3 trilhão dos países ricos para os mais pobres a fim de viabilizar ações efetivas de preservação ambiental.

The post Lula teme que Trump influencie recuo dos países ricos no combate à crise climática appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.