Como as marcas podem assumir o papel de protagonistas durante a COP 30

Este ano, Belém sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), o maior evento sobre clima do mundo.

As delegações da ONU, líderes de diversas nações, empresas e a sociedade civil debaterão sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa, a agenda de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, o financiamento dessa transição bem como as metas e compromissos dos países.

Diante disso, o evento também é uma oportunidade para o Brasil, que tem longa experiência na agenda climática, apresentar alternativas, soluções e inovações que são desenvolvidas e colocadas em prática localmente. Muitas delas com o protagonismo de marcas.

“O consumidor já espera que as organizações estejam envolvidas em pautas importantes para a sociedade. E não dá para desconsiderar fatores como a materialidade das mudanças do clima e seus efeitos. As marcas que tem na sua estratégia e compromisso atuar nos temas ESG de forma integrada, tem uma oportunidade de catalisar engajamento dos consumidores bem como se posicionar consistentemente nesta agenda ESG, especialmente como relevantes nesta transição.”

Isabel Sobral, sócia e diretora de ESG & Negócios Sustentáveis da FutureBrand São Paulo

Neste contexto, a FutureBrand São Paulo, em conjunto com Denise Hills, elenca alguns insights para auxiliar as marcas a entenderem a oportunidade de dar destaque a compromissos e iniciativas que são destaque na agenda durante este ano bem como durante a própria COP30.

Evidenciar atuação

As marcas devem posicionar e divulgar ações de sustentabilidade.

“É importante que o plano estratégico avalie se a companhia vai se posicionar como apoio para desenvolver práticas de ESG ou quais compromissos devem ser assumidos. Porém, é necessário mostrar que existe a ação e a intenção concreta de fazer algo referente às mudanças climáticas”, explica Isabel.

“Parcerias com outras marcas do setor também podem ser boas opções para movimentar um segmento e mostrar como se diferenciam”, ressalta.

Inovação e engajamento em rede

A COP30 é uma excelente oportunidade para aprofundar o relacionamento e parcerias com diferentes stakeholders e identificar oportunidades para os negócios, assim como participar ou influenciar decisões que impactam o segmento de atuação.

Contribuição

O setor privado é um agente importante nas questões ambientais, com grande potencial de contribuição tecnológica, de diálogo com o governo, com a própria área de atuação e com a sociedade. Por isso, é relevante avaliar como participar do evento ou de outras oportunidades ao longo do ano que destaquem as iniciativas, projetos e melhores práticas para o tema.

“O posicionamento da companhia ao longo de 2025 será fundamental para construir uma estratégia embasada e forte para seus negócios e produtos”, completa a diretora de ESG & Negócios Sustentáveis da FutureBrand São Paulo.

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