De olho em 2026, ministros de Lula travam embate com Zema

Integrantes do governo Lula viram nas tarifas impostas por Donald Trump uma frente de desgaste ao governador mineiro Romeu Zema (Novo), cotado para disputar a Presidência em 2026 pelo campo conservador. Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Renan Filho (Transportes) afirmaram que a taxa de 25% para importação de aço e alumínio prejudicará Minas Gerais, que exporta os produtos.

Ambos recuperaram uma publicação de Romeu Zema na qual o governador parabeniza Donald Trump, reproduzindo o “Make America great once again”, slogan da campanha republicana. Renan Filho é um dos cotados para ser vice na chapa de Lula em 2026, enquanto Silveira pode concorrer ao Senado por Minas Gerais e deverá articular a campanha do petista no estado na próxima eleição.

6 imagens

Romeu Zema, governador de Minas Gerais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).
Lula e Alexandre Silveira
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Petroleiras seguem Google e passam a usar 'Golfo da América', de Trump
1 de 6

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema também é cotado para a Presidência

Gil Leonardi/Imprensa MG

2 de 6

Romeu Zema, governador de Minas Gerais

Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

3 de 6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).

Ricardo Stuckert / PR

4 de 6

Lula e Alexandre Silveira

Ricardo Stuckert/PR

5 de 6

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Bob Kupbens/Icon Sportswire via Getty Images

6 de 6

Petroleiras seguem Google e passam a usar ‘Golfo da América’, de Trump

Getty Images

No X, antigo Twitter, Silveira atacou:  “Entreguista e subserviente ao poderio internacional, Romeu Zema teve como resposta ao seu tuíte lambe-botas o anúncio da sobretaxa em 25% do aço mineiro. Infelizmente, isso é o que acontece quando quem não entende o que é fazer política de verdade cai de paraquedas no poder”.

Já Renan Filho compartilhou um vídeo de Zema comendo banana com casca, para rebater a provocação do governador à alta no preço dos alimentos. “Você deveria aproveitar para mostrar o que faz no governo. Qual sua grande obra rodoviária? O que você fará com as barreiras que Trump impôs ao aço? Você estava lá, com o bonezinho vermelho, dizendo ‘make America great again‘”, provocou.

De acordo com dados do Instituto Aço Brasil, Minas Gerais é o maior produtor de aço do país, com 9,3 milhões de toneladas em 2024. Segundo a mesma organização, os EUA compraram 49% do total do aço nacional exportado. No ano passado, somente o Canadá superou o Brasil na venda desse produto aos Estados Unidos.

A treta tem um viés político duplo. Zema está no seu segundo mandato e é um dos cotados para concorrer à Presidência contra Lula, em 2026. Dessa forma, as críticas visam desgastar antecipadamente um possível adversário do PT na próxima eleição nacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.