Paes diz que “há risco de desabamento” em fábrica que pegou fogo no RJ

O prefeito do Rio de Janeiro,  Eduardo Paes (PSD), informou nesta quarta-feira (12/2) que a fábrica de fantasias para o Carnaval, atingida por um incêndio em Ramos, na zona norte da cidade, apresenta risco de desabamento e que a área foi isolada.


O que está acontecendo

  • Um incêndio atingiu uma fábrica no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12/2). Imagens mostram pessoas tentando pular das janelas.
  • No local, funciona uma fábrica de fantasias de Carnaval e de uniformes militar.
  • O Corpo de Bombeiros atua no local, realizando o resgate de pessoas, ao lado da Polícia Militar.
  • A escola de samba Império Serrano, nove vezes campeã do Carnaval carioca, informou que, a maior parte da produção de fantasias para o Carnaval de 2025 estava na fábrica.

Eduardo Paes informou que diversos ógãos municipais estão atuando em conjunto no atendimento às vítimas, familiares e moradores do entorno do incêndio.

“A Defesa Civil do município interditou totalmente a fábrica e o prédio anexo, após equipes do órgão verificarem que o fogo ocasionou dano à estrutura do prédio anexo e que há risco de desabamento da estrutura interna”, informou o prefeito na rede social X.

Até o momento,  10 pessoas foram atendidas só no Hospital Getulio Vargas: duas estão em estado estável. Oito pacientes estão em estado grave e entubados, com queimaduras internas por aspiração de fumaça. A princípio, sem nenhuma queimadura externa.

4 imagens

No local, funciona uma fábrica de fantasias de Carnaval e de uniformes militar

Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 90 bombeiros e 30 viaturas estão no local
As vítimas foram levadas para hospitais da região
1 de 4

Pessoas tentando pular das janelas, próximo às grades

Reprodução / TV Globo

2 de 4

No local, funciona uma fábrica de fantasias de Carnaval e de uniformes militar

Reprodução / TV Globo

3 de 4

Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 90 bombeiros e 30 viaturas estão no local

Reprodução/TV Globo

4 de 4

As vítimas foram levadas para hospitais da região

Reprodução / TV Globo

Escolas não vão ser rebaixadas

Eduardo Paes também comentou que conversou com o presidente da Liga RJ, Hugo Júnior, e que foi decidido que não haverá rebaixamento das escolas de samba da Série Ouro neste ano.

“Conversei agora com o presidente Hugo Júnior da série Ouro que me deu mais detalhes das 3 escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que , independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no carnaval desse ano”, conta.

Segundo o prefeito, haverá a possibilidade de as escolas desfilarem, e as três serão consideradas hors concours.

Em nota, a  Liga RJ informou que “o impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização”.

O incêndio ocorreu no prédio da Maximus Confecções, em Ramos. Segundo a Liga RJ, “um espaço essencial para o Carnaval carioca”, pois a fábrica é uma das mais requisitas pelas escolas de samba. Até o momento, informações preliminares indicam que, pelo menos, 21 pessoas se feriram, sendo que 12 estão em estado grave.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.