Impeachment: Musk e Casa Branca lançam ofensiva contra juízes dos EUA

O bilionário Elon Musk e a Casa Branca subiram o tom contra juízes que contrariam os interesses da gestão de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos. Musk chegou a abrir uma enquete nesta quarta-feira (12/2), na rede social dele, o X, levantando a hipótese de impeachment para os magistrados. A medida faz coro para outras declarações que sinalizam uma ofensiva contra membros da Justiça que se opõem a medidas de Trump.

“Os juízes federais que repetidamente abusam da sua autoridade para obstruir a vontade do povo através dos seus representantes eleitos devem sofrer impeachment?”, questionou Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), na sigla em inglês.

O vice de Trump, J. D. Vance, fez uma publicação no X na qual dá a entender que juízes estariam invadindo competências alheias. “Se um juiz tentasse dizer a um general como conduzir uma operação militar, isso seria ilegal. Se um juiz tentasse comandar o procurador-geral sobre como usar seu poder discricionário como promotor, isso também seria ilegal. Os juízes não estão autorizados a controlar o poder legítimo do Executivo.”

As falas hostis a uma parcela dos juízes dos EUA também partiram do presidente na terça-feira (12/2). “Parece difícil acreditar que juízes querem tentar nos impedir de observar a corrupção, especialmente quando encontramos centenas de milhões de dólares ou muito mais que isso em um período tão curto de tempo”, afirmou Trump na Casa Branca sobre monitoramento do Doge.

A administração de Donald Trump tem enfrentado desgastes com membros do Judiciário. O motivo são medidas consideradas inconstitucionais. Um dos exemplos foi o decreto assinado por Trump que acabaria com a cidadania assegurada a filhos de imigrantes, ainda que ilegais, nascidos nos Estados Unidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.