Nova Yamaha R3 Connected chega em março por R$ 36.990 com mais tecnologia e conectividade

A Yamaha lançou a nova R3 Connected, modelo inspirado na YZR-M1 da MotoGP. A motocicleta chega com design renovado, mais tecnologia embarcada e desembarca no Brasil pouco tempo após seu lançamento na Europa.

A R3 Connected exibe uma nova carenagem mais estreita e leve, projetada para otimizar o desempenho aerodinâmico. Na dianteira, o conjunto óptico Full LED inclui um novo farol com projetor, luzes diurnas (DRL) e setas, enquanto na traseira exibe nova lanterna e setas também em LED.

Outro destaque é a entrada de ar central, característica da série R, acompanhada por defletores inspirados na YZR-M1. Em conjunto com as asas traseiras e a nova carenagem, esses elementos reduzem o arrasto aerodinâmico e melhoram a eficiência de refrigeração.

Entrada de ar da nova Yamaha R3 Connected
Yamaha R3 Connected [Divulgação]

A nova Yamaha R3 Connected usa o motor bicilíndrico de 321 cc, quatro tempos, oito válvulas e refrigeração líquida. A tecnologia DiASil possibilita ao propulsor minimizar vibrações, dissipar melhor o calor e melhorar o desempenho. Estão disponíveis 41,3 cv a 10.750 rpm e 3 kgfm de torque a 9.000 rpm, com taxa de compressão de 11,2:1.

A relação peso-potência é de 4,14 kg/cv e os pistões leves de alumínio forjado garantem maior eficiência e menos vibração, além do motor atender às normas do PROMOT M5.

Embreagem assistida e deslizante

O câmbio de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, proporcionando trocas mais suaves e reduzindo o efeito do freio motor. Além disso, o manete de embreagem está 5 mm mais próximo do guidão, tornando a pilotagem mais confortável, especialmente para condutores com mãos menores.

A Yamaha R3 Connected está equipada com suspensão dianteira invertida de 37 mm e curso de 130 mm, oferecendo maior estabilidade e precisão em curvas e frenagens. Na traseira, a suspensão monoshock conta com sete regulagens de pré-carga.

Traseira da nova Yamaha R3 Connected
Yamaha R3 Connected [Divulgação]

Os freios ABS nas duas rodas incluem um disco dianteiro de 298 mm e traseiro de 220 mm. Os pneus têm medidas 110/70 na frente e 140/70 atrás, ambos com 17 polegadas, montados em rodas de liga leve.

Painel digital e conectividade

O novo painel digital em estilo Blackout possui tela multifunção LCD e exibe velocímetro, tacômetro, indicador de marcha, nível de combustível, temperatura, relógio e luzes indicadoras para diversas funções, incluindo ABS e mudança de marcha.

Além disso, a R3 Connected conta com conectividade Bluetooth por meio do sistema Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect). O aplicativo permite monitorar a bateria do smartphone, receber notificações de chamadas e mensagens, registrar rotas e até acompanhar estatísticas de consumo.

Painel da nova Yamaha R3 Connected
Yamaha R3 Connected [Divulgação]

Pesando 171 kg com todos os fluidos, a Yamaha R3 Connected se destaca pela facilidade de condução. O assento ficou 6 mm mais estreito, assim como as tampas laterais, garantindo mais conforto ao piloto. Com altura do assento de 780 mm, os condutores podem apoiar os pés no chão com mais segurança.

A motocicleta mede 2,09 m de comprimento, 735 mm de largura, 1.140 mm de altura e 1,38 m de entre-eixos. O tanque de combustível tem capacidade para 14,2 litros.

Yamaha R3 de dianteira andando na pista
Yamaha R3 Connected [Divulgação]

A Yamaha R3 Connected será oferecida em três cores: Tech White (branco perolizado com detalhes prismáticos Greenish Blue Pearl), X-Black (preto fosco) e Racing Blue (azul metálico com rodas azuis).

A produção começa em fevereiro, e o modelo chega às concessionárias em março com preço sugerido de R$ 36.990 (sem frete e seguro). A Yamaha oferece revisão com preço fixo e quatro anos de garantia, um diferencial no segmento.

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