Musk defende extinção de agências governamentais para aumentar eficiência nos EUA

Elon Musk afirmou que o governo dos Estados Unidos precisa “eliminar agências inteiras” como parte de um esforço para aumentar a eficiência e reduzir custos. A declaração foi feita nesta quinta-feira (13), durante uma participação por vídeo na Cúpula Mundial de Governos em Dubai.

O bilionário comparou a manutenção das agências a uma “erva daninha”, explicando que, se as raízes não forem removidas, é fácil para a erva crescer novamente. “Se você remove as raízes da erva daninha, não impede que ervas daninhas voltem, mas torna mais difícil”, disse Musk. Ele destacou a necessidade de eliminar agências para reduzir a burocracia, embora reconheça que ela poderia aumentar novamente em administrações futuras.

Leia mais: Como a Argentina reduziu tamanho do Estado e virou modelo para Musk nos EUA

Nomeado por Donald Trump como “funcionário especial do governo” e chefe do novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), Musk tem sido vocal sobre suas intenções de melhorar a eficiência governamental e reduzir a burocracia e regulamentações. Ele afirmou que esses esforços poderiam resultar em uma redução de US$ 1 trilhão no déficit federal até 2026.

Musk já tomou medidas como a suspensão da maioria dos funcionários da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) e o congelamento de seu financiamento. A administração Trump anunciou no início de fevereiro que a USAID deixaria de ser uma agência independente e seria incorporada ao Departamento de Estado.

The post Musk defende extinção de agências governamentais para aumentar eficiência nos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.