Lula vai discutir xenofobia com presidente e premiê de Portugal

Brasília será palco da 14ª Cimeira Brasil-Portugal, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o presidente português, Marcelo Rebelo, e o premiê do país, Luis Montenegro. Durante o evento, na próxima terça-feira (19/2), a xenofobia contra brasileiros será alvo de discussões.

Segundo o Itamaraty, a situação da comunidade brasileira em Portugal e as denúncias de racismo e xenofobia serão temas centrais durante a reunião. A pasta não informou se as mudanças geopolíticas provocadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vão ser debatidas no evento.

Antes de se reunir com Lula, Rebelo receberá o título “honoris causa” na Universidade Federal de Pernambuco na segunda-feira (17/2).

O presidente português chega a Brasília na terça-feira (18/2), onde estão previstas reuniões com Lula e os chefes do Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e Senado Federal. À noite, já com a presença do premiê Luis Montenegro na capital federal, a delegação de Portugal será recebida em um jantar no Itamaraty.

A previsão é de que cerca de dez ministros portugueses participem da cimeira, em que se reunirão com seus homólogos brasileiros para discussões sobre temas como saúde, ciência, justiça, economia, meio ambiente, democracia, desinformação, extremismo e a defesa do português como língua oficial da ONU.

Durante o evento, diversos acordos bilaterais devem ser assinados entre Brasília e Lisboa e uma declaração final deve ser publicada pelos dois governos.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.