Brasil quer ampliar exportação de carnes e outros produtos agropecuários para o Japão

Delegação do Mapa durante visita ao Japão
Brasil fortalece parceria com o Japão e busca expansão de mercado para produtos agropecuários Foto: divulgação Mapa

Com o objetivo de fortalecer os laços comerciais e avançar nas negociações bilaterais, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve entre os dias 10 e 12 de fevereiro no Japão e participou de reuniões com autoridades japonesas.

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O secretário adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), Marcel Moreira, liderou a comitiva. Durante a visita, o secretário adjunto, acompanhado do adido agrícola do Brasil no Japão, Marco Pavarino, esteve no Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), e discutiu temas como a flexibilização da idade limite para o abate de bovinos e a habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação de carne de aves termoprocessadas.

Outro encontro ocorreu com as equipes técnicas do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF), onde a comitiva brasileira tratou da abertura do mercado japonês para a carne bovina e da ampliação do acesso à carne suína. Outro assunto colocado em pauta foram os ajustes nos requisitos de tratamento térmico para a exportação de mangas e medidas para regionalizar o controle da Influenza Aviária.

A missão também se reuniu com o Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Taku Eto, e com o deputado federal Arata Takebe. A reunião contou com a presença do Embaixador do Brasil no Japão, Octavio Cortes, além de representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

O chefe da delegação brasileira ressaltou os aspectos de sanidade, qualidade e sustentabilidade da agropecuária brasileira e a importância da parceria comercial entre Brasil e Japão, que completa 130 anos de diplomacia e comércio bilateral em 2025.

Os dois países sinalizaram o interesse em avanços nas negociações, com o objetivo de entregas concretas durante a visita do Presidente Lula ao Japão, prevista para o final de março próximo.

Novas parcerias

Para buscar uma aproximação com o setor privado e compreender melhor os canais de comércio no Japão, a missão incluiu ainda visitas a grandes empresas importadoras de carne e a redes de supermercados do país.

A cooperação técnica entre os países também foi tema de conversas, com destaque para o avanço na parceria para implementar ações em conjunto dentro do Projeto Nacional de Recuperação de Pastagens Degradadas (PNCPD), reforçando o compromisso com a sustentabilidade e boas práticas agropecuárias.

Mercado estratégico para o agro brasileiro

Em 2023, o Japão importou mais de US$ 3,31 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, consolidando-se como um dos principais destinos das exportações nacionais. As carnes de aves e suína, o café e a soja estão entre os itens mais demandados pelo mercado japonês, que prioriza qualidade e segurança alimentar.

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